04 julho 2006

UNÇÃO DOS QUATRO SERES


"Não devemos tolerar falsos profetas em nosso meio ensinando heresias."





Pessoal



Há uma grande heresia entrando no meio evangélico essa heresia se chama “Unção dos quatro seres”, ao perguntar sobre a Casa de Davi (http://http://www.casadedavi.com.br/) sobre o que vem a ser esta unção dos quatro seres, eles não me deram uma resposta convincente e muito menos bíblica.



Reproduzi abaixo um estudo do Centro Apologético Cristão de Pesquisas (http://www.cacp.org.br/) refutando esta tal unção.



Para não ficar demasiadamente grande a leitura deixei mais abaixo do texto do CACP o e-mail com a resposta que a Casa de Davi me enviou sobre minha pergunta do que vinha a ser a tal unção dos quatro seres para quem quiser ler, reproduzi também abaixo do meu e-mail um outro e-mail recebido por outra pessoa que pode ser encontrado no orkut e embora a pessoa tenha considerado equilibrado eu não vi nada de equilibrado por lá. Devido a reclamações abrandei e diminuí meus comentários.




UNÇÃO DOS QUATRO SERES A LUZ DA BÍBLIA


(http://www.cacp.org.br/quatro-seres.htm)


Por Francisco Belvedere Neto


Introdução


Está se tornando cada vez mais comum entre a juventude evangélica brasileira se falar na tal "unção dos quatro seres". O que isso seria exatamente? Baseando-se em Ap.4:6-8 que descreve quatro seres viventes, um semelhante ao leão, outro semelhante a águia, outro semelhante ao novilho e outro semelhante ao homem, alguns ministérios estão tolerando e incentivando que pessoas em estados alterados de consciência imitem os seres descritos. Um ruge como leão, outro bate os braços como se fosse uma águia, outro imita um novilho, e o que supostamente teria a "unção do homem" começa a chorar.


Em primeiro lugar o termo "unção dos quatros seres" não aparece em nenhum lugar das Escrituras. Em toda a historia do cristianismo, não existe qualquer referência à referida unção. Além do mais, os seres dizem: Santo, Santo, Santo, em vez de rugir, chorar ou coisa parecida.
O Pastor Derek Prince em seu livro "Proteção contra o Engano" falando sobre esse assunto, cita manifestações que presenciou em cultos pagãos na África, onde as pessoas em transe recebiam "espíritos de animais" e começavam a agir como tais, rugindo como leão, dando cabeçadas em arvores igual aos elefantes e por ai vai. Não é preciso ir tão longe para presenciar esse tipo de coisa. Em terreiros de cultos afro-brasileiros também são comuns esse tipo de manifestações. Quem tem experiência em lidar com pessoas possessas sabe que não é raro os demônios manifestados agirem como animais.


Falsos Mestres na Igreja


A Bíblia nos alerta sobre o surgimento de apóstatas, falsos mestres, falsos profetas, sinais e prodígios da mentira que enganariam até os escolhidos.


Mateus 7:15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.


Mateus 24:11 E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
Marcos 13:22 Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.


2 Pedro 2:1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.


1 João 4:1 Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.


É natural que alguém questione: "Como seria possível alguém que começou seu ministério fazendo a obra de Deus se torne um falso profeta propagador de heresias?"


A Bíblia predisse que isso aconteceria:


1 Timóteo 4:1 Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios


Aqui o verbo grego traduzido como apostatar, é afisthmi (aphistemi) que significa literalmente: abandonar, deixar, afastar-se. Portanto, o texto se refere a pessoas que estão na verdadeira fé e se afastam dela, sendo seduzidos por ensinos demoníacos. Portanto não é nenhum absurdo pensar que certos ministérios que começaram bem, tenham sido seduzidos por heresias perniciosas.


Jesus disse que os falsos profetas operariam sinais e prodígios, por tanto o fato de alguém operar milagres não indica aprovação divina. Deus é soberano, o fato de Deus curar alguém durante a pregação de um divulgador de heresias não prova que ele está compactuando com as mentiras que estão sendo pregadas ou com a extorsão financeira feita por certos pregadores. Jesus disse que muitos operariam sinais em seu nome mais ele lhes dirá abertamente que nunca os conheceu.


Quando o culto se torna um "surto".


1 Coríntios 14:33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.


Imaginem uma igreja onde um grita histericamente, o outro pula desordenadamente, outro rodopia, alguns imitam animais, outros falam em línguas o mais alto que podem em clara desobediência a 1 Coríntios 14:28. Isso é ou não é confusão? Pois isso é o famoso movimento de adoração extravagante que tem trazido a cena a tal "unção dos quatro seres" que por si só escandaliza crentes e incrédulos.


Como desculpa para justificar práticas estranhas nas Escrituras gostam de citar


Isaías 43:19 Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.


Texto sem contexto é pretexto! Essa passagem é escatológica e se refere ao Milênio e não a manifestações na igreja. Um vez alguém disse que Deus iria escandalizar a Igreja nesses dias. Referindo-se a certas manifestações. Mas que utilidade teria para Deus, escandalizar seu povo? A Bíblia diz:


Mateus 13:41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniqüidade.


1Coríntios 10:32 Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.


2 Coríntios 6:3 não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado.


Por tanto carece de bases Bíblicas essa tal "unção dos quatro seres", a qual tem trazido confusão assim como outras praticas semelhantes. Lembremos da advertência de Jesus a igreja de Tiatira


Apocalipse 2:20 Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.


Não devemos tolerar falsos profetas em nosso meio ensinando heresias. Vamos banir de nosso meio, modismos heréticos, que estão invadindo as igrejas e provocando alienação e apostasia.






Resposta da casa de Davi a mim sobre o meu questionamento do que vem a ser a “unção dos quatro seres”


Olá Gilson, obrigado por escrever.



Obrigado por perguntar. Seria muito simples se todos os que fizessem assim como você.



A Unção dos 4 Seres é muito simples: Essa expressão tem o mesmo sentido de: "a unção de Davi", "a unção de Elias", "a unção de Jeú", "a unção doapóstolo Paulo", "a unção de João".



Essas unções são de Cristo. Ou seja, a manifestação de Cristo nessas pessoas ou seres, produzida pelo Espírito Santo. São capacidades ou manifestaçõesproduzidas pelo Espírito Santo pela revelação da Pessoa de Cristo.



A unção de Paulo, o apóstolo, na verdade é de Cristo. É a manifestação de um aspecto da Pessoa e caráter de Cristo. Paulo não é a fonte. Jesus é a fonte. A unção dos 4 Seres é a manifestação de Cristo nos seres, como reflexo de Sua revelação. Jesus é o Leão (da Tribo de Judá); Jesus é o Novilho (servo fiel que serve em alegria); Jesus é o Homem (o Filho do Homem; Homem perfeito); Jesus é a Águia (o Santo, que tem visão perfeita do Reino e se santifica pelos Seus).



Os seres refletem o caráter de Cristo na revelação. Se você estudar sobre a simbologia dos seres, verá que eles estão relacionados com os 4 evangelhos. Há algo distinto nesses seres: Eles são essencialmente adoradores. Adoram pela revelação de Cristo neles. A unção que se manifesta sobre eles os faz adoradores, e adoram a Jesus pela revelação do caráter DEle aos seres.



Essa unção para adoração só pode ser produzida pela revelação de Cristo a nós através do Espírito Santo. Assim como precisamos do Espírito Santo e unção para interceder (primeira característica de nosso sacerdócio - Rom 8), precisamos do Espírito Santo e unção para adorar (João 4 - segunda característica de nosso sacerdócio). (comentário meu: Realmente precisamos do Espírito Santo, apenas Dele e de mais nenhuma unção, a Bíblia não nos ensina que precisamos de unção para adorar, nem de unção para interceder. Pelo contrário, o Espírito Santo é a própria unção pois é Ele que nos capacita.


Em Sal 22:3 diz que o Senhor é entronizado em meio aos louvores. O louvor/adoração entroniza o Senhor.



Nós queremos a mesma unção que está sobre os Seres, pois queremos adorar ao Senhor com uma adoração que seja fruto da revelação da Pessoa e caráter deCristo, e que o entronize em nossa vida e nossa cidade. (comentário meu: com já disse o Espírito Santo é a única unção, não há outra, o que pode ser maior que o próprio Deus habitando em nós, se de fato cremos -Efésios 1:13- se realmente somos de Cristo já estamos mais que capacitados, está na hora de parar de ficar atrás de capacitação e por a mão na massa).



Só isso.



Recomendo, se quiser, adquirir uma fita com nossa ministração de ensino sobre o assunto. Está disponível em nosso site.



Espero ter ajudado.



Paz



Casa de Davi/Paulo



Venha o Reino de Jesus



Na resposta enviada no e-mail acima, o mesmo não baseou a unção dos quatro seres na Bíblia mas em idéias pessoais, em nenhum lugar da Bíblia Jesus ensina que temos que recerber a unção de adoração ou intercessão, pelo contrário a Bíblia afirma que é o Espírito Santo que intecede por nós pois não sabemos orar como convém (Romanos 8:26-27), nota-se também que o mesmo não tem conhecimento a fundo do que vem a ser adoração, pois é adorador todo aquele que foi aceito por Deus, isto é, aceitou a Jesus como Salvador pessoal e recebeu o Espírito Santo quando creu (efésios 1:12-14). Para entender melhor o que é adoração sugiro a leitura do tópico ADORAÇÃO EXTRAVAGANTE neste mesmo blog. E tem mais: a Bíblia não afirma que a adoração é a base do trono de Deus, pelo contrário, leia Salmos 89:14 e 97:2 para ver qual a base do trono de Deus. A Bíblia não afirma que a simbologia de apocalipse para a águia, novilho, homem e leão é a citada pelo autor. A Bíblia não afirma que cada um dos seres simboliza cada evangelho.


A unção que recebemos é o próprio Espírito Santo habitando em nós, dizer que é necessário recebermos outra unção além do Espírito é tornar o Deus eterno, onisciente e onipotente em um ser limitado pois é afirmar que o próprio não é suficientemente capacitado necessitando haver outras unções. Se prestarmos atenção: Davi só foi ungido UMA vez, UMA única unção, temos que parar de ficar atrás de unções pois isso não é ensinado na Bíblia. Como se pode ver toda esta tal unção é uma idéia pessoal, sem base bíblica e ainda que o mesmo diga se tratar de revelação, vale lembrar que a Palavra de Deus ainda é a verdadeira revelação e aqueles que se dizem irmãos mas não agem direito a luz da Palavra de Deus, entre eles, mentirosos e apóstatas, devem receber nossa reprovação. (1Co 5:9-13) . - Ficou mais brando agora?-






E-mail enviado pela casa de Davi a uma outra pessoa, que está disponível no orkut na comunidade “Shu profético” (seja lá que raios for isso. Outra heresia?). Embora a pessoa que postou este e-mail tenha considerado o mesmo suficiente, justo e reto. Eu não vi nada lá para o julgar assim, pois mais uma vez está carecendo da Bíblia.



Essa foi a reposta a um e-mail enviado por um irmão chamado Fábio (nome fictício)...Achei suficiente esse argumento, julguei como sendo justo e reto... mas não quero lançar juízo de valor sobre o texto, julgai vós mesmo que tem o Espírito Santo! "Olá Fábio, obrigado por escrever. De fato, não nos defendemos. Todas as acusações polêmicas são baseadas em inverdades e exageros, ou de pessoas que querem achar erros em nós. Não estou dizendo que não erramos nem pecamos, mas praticamos aquilo que pregamos: se erramos ou pecamos, estamos prontos a nos arrepender e confessar publicamente se for necessário, mas não é esse o caso. Fazemos como Jesus.



Louvo sua atitude de escrever e perguntar. É muito mais honroso. Obrigado.



A respeito disso, poderíamos gastar muito tempo respondendo a questões sem fundamento, mas Deus nos diz para não gastarmos o nosso tempo com isso. Os sinais de Deus em nossas ministrações respaldam nosso ministério. Somos um ministério com mais de 70 pessoas e quase 30 famílias. Somos nove pastores com formação teológica. Nosso líder é mestre em missiologia,




discipulado e estudo indutivo e já dirigiu o seminário metodista em Londrina por vários anos. Com tudo isso poderíamos contra-argumentar, mas não precisamos. Amamos a todos e servimos até os que nos atacam. Queremos o avivamento inclusive sobre eles também. Que Jesus cresça e que nós diminuamos.



Sobre a Unção, você pode adquirir uma fita em vhs com essa ministração. Vai ajuda-lo. A Unção dos 4 Seres é a unção para adoração. A unção que está sobre eles vem de Jesus. Tudo vem de Jesus. Eles estão diante de Cristo no Trono, e recebem do que vem de Jesus Cristo. A unção que vem de Cristo e está neles, Deus está derramando sobre nós. Vem de Cristo, não se esqueça. Os seres são seres de verdade, mesmo assim, também simbolizam aspectos da Pessoa de Cristo.



Jesus é o LEÃO da Tribo de Judá; Jesus é o HOMEM perfeito; Jesus é o NOVILHO (SERVO, SACRIFÍCIO) que se oferece por vontade própria por nós; Jesus é a ÁGUIA (SANTO)



Cada um nos Seres são representados por um dos Evangelhos: Mateus-Leão; Marcos-Novilho; Lucas-Homem; João-Santo. Assim, Jesus é o Rei/Servo que se fez Homem Perfeito e se ofereceu em Santidade por nós. Isso é muito mais, você pode conhecer se estudar sobre o assunto em bons livros e comentários Bíblicos. Tem que estudar e ouvir o Espírito Santo a respeito. Peça a Deus revelação sobre isso tudo. Assim como precisamos de unção para interceder, precisamos para adorar. A unção dos 4 Seres é para adorar de forma que agrade a Deus. Interceder e Adorar são o ofício sacerdotal. Precisamos do Espírito Santo e Sua unção para exercermos.



Nós não encarnamos os seres. Não somos possuídos por eles nem pelos anjos. Isso não seria possível nem Bíblico. A unção que está neles vem de Cristo. A unção que o Espírito Santo está derramando sobre nós vem de Cristo. Tudo vem de Cristo. O detalhe, é que queremos o Trono de Jesus na terra como está no Céu. Queremos o Tabernáculo de Deus estendido até a terra. Queremos a junção dos ambientes. Queremos adorar como os Seres adoram, para que o Senhor seja entronizado em nosso meio. Não estou usando referências Bíblicas, mas tenho certeza que está se lembrando delas a medida que escrevo. Quanto às manifestações, elas não são a coisa mais importante. São sinais da atuação do Espírito Santo na vida de uma pessoa. O Espírito Santo escolhe e administra a unção como quer. Rugir, chorar, pular ou balançar os braços como se voasse são apenas sinais da ministração do Espírito Santo com algumas marcas de Jesus. Alguns tem outros não. Não tem regra. O Espírito Santo ministra em cada um com respeito e conhecendo cada um. Tudo é pela fé.



Pela fé você recebe as bênçãos, as unções, as capacitações sobrenaturais. Tudo é pela fé. No conjunto de tudo que Deus faz, ainda temos a graça de termos algumas manifestações com sinais da ação do Espírito Santo em nós. Tudo isso vemos na Bíblia também como em Atos 2, 2Co11, 2Cr 5 e muitos outros textos.



É claro que não vamos bater asas quando estivermos testemunhando de Cristo para o cobrador do ônibus. Esses sinais dizem respeito a uma ministração do Espírito no meio de Sua Santa Congregação de Filhos e Adoradores. Você não vai rugir para seu chefe no trabalho nem pular diante de seu professor. As marcas de Cristo que precisamos demonstrar ao mundo são outras. Acho que você sabe disso.



Fábio, ore, estude, ouça o Espírito Santo, converse com seus pastores. Quanto ao que se ouve por aí... desconsidere.



Gostaria que você passasse esse e-mail para seu pastor. Servimos a Igreja da nação e respeitamos muito as Congregações locais e seus pastores. Submeta tudo a eles, inclusive meu e-mail.



Mais uma vez, obrigado por perguntar.



Deus abençoe você, seus pastores e Congregação.



O Senhor derrame um mover de arrependimento de pecados e santidade, e depois um grande avivamento.



Paz



Casa de Davi/Paulo



VENHA O REINO DE JESUS


Deixo para você mesmo investigar. Os versos estão sendo distorcidos ou não? A coisa tem explicação ou não? Que unção é esta da qual Jesus nunca falou? Que versículo bíblico ele trouxe a lembrança enquanto falava (a mim não me trouxe nenhum)? Onde na Bíblia há cristãos batendo asas, rugindo como leão, etc? Onde entre os cristãos na Bíblia há um exemplo desta unção, de pessoas que receberam uma unção e imitaram animais?


Depois deste e-mail considerei a unção dos quatro seres uma grande mentira, cuidado pois nós sabemos de quem vem a mentira, mas em Deus só há a verdade, busquem a verdade a cada dia, revistam-se da armadura de Deus para não cair nas ciladas do Diabo.


Graça e Verdade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16244463



EM RELAÇÃO AOS COMENTÁRIOS (escrito em 22/01/2009)


LEITORES:
Infelizmente é sempre assim.
As pessoas não tem
argumentos e diz "CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS" e afirmam que a experiência por si mesmo é prova o suficiente.
Então é fato:


- Que Chico Xavier falava com espíritos


- Que na macumba realmente as pessoas manifestam os quatro seres.


- É fato que os milagres de Nossa Senhora realmente aconteceu.


- É fato que a a Medalha Milagrosa realmetne faz milagres.


- Que todas as curas existente em todas as religiões são realizadas por Deus.


- Que todas manifestações espirituais de todas as religiões são provenientes de Deus e santas.


Podemos ver que com isso CONTRA FATOS HÁ ARGUMENTOS. E este argumento é a Bíblia, nossa única regra de fé e ordem. Se vocês me mostrarem através de um argumento bíblico que a UNÇÃO DOS QUATRO SERES é bíblica e de Deus este post será retirado. Dado os fatos anteriores relatados acima não posso me basear em apenas uma experiência vivida, pessoas de outras religiões também tem essas experiências e condenar as experiências delas e as suas não seria hipocrisia não é? E não devemos ser hipócritas.


Até lá este post fica e recomenda a leitura do post mais recente entitulado UMA OBRA ESTRANHA, pois ele é uma ótima resposta a todos os comentários aqui postados.