18 janeiro 2009

UMA OBRA ESTRANHA



UMA OBRA ESTRANHA


A poucos dias recebi pelo correio uma correspondência interessante, tratava-se de um envelope todo dourado da Associação Católica Nossa Senhora de Fátima. Dentro de envelope havia uma carta e uma medalha com a imagem de Nossa Senhora e o conteúdo da carta me explicava o por quê desta medalha.

Tratava-se da Medalha Milagrosa, dizia que quem a usa receberá todas as graças que precisa, que centenas de pessoas relatam os milagres da medalha milagrosa e ao fim pediam para mim contribuir com uma certa quantia em dinheiro para que eles continuassem o ministério de distribuição de medalhas a fim de que todo o Brasil pudesse conhecer a tal medalha, quando lemos isso as palavras que vêm a nossa mente não são muito bonitas: absurdos, mentirosos, idólatras, falsos profetas, cegos guias de cegos, mercadores da fé, entre outras.
Um dos milagres é relatado na carta dizendo o seguinte: Edson Aparecido era caminhoneiro, muito devoto de Nossa Senhora. Seu trabalho consistia na entrega dos doces e biscoitos “Triunfo”.
Um dia dirigindo seu caminhão F-4000, viajava para o Mato Grosso, como tantas vezes o fizera em sua vida. Eram cerca de 21 horas, uma noite fechada e ele muito cansado.
Ao atravessar a ponte sobre o rio Santana Edson cochilou... e foi parar no fundo do rio!!!
Depois de romper violentamente as barreiras de proteção da ponte, o caminhão partiu-se em dois e tudo despencou, afundando nas águas do rio Santana, 10 metros abaixo!
“Apeguei com muita fé na Medalha Milagrosa” contou ele, e foi aí que a correnteza abriu a porta e atirou-me longe. Na hora do desespero, parece que eu sentia uma força ajudando-me a sair dali.
Aos poucos eu consegui sair do rio com apenas leves escoriações, enquanto que o caminhão acabou! Não serve para mais nada.
“Depois de tudo, -conta Edson – o mais curioso é que encontramos a pasta com toda a documentação do caminhão, e também o dinheiro que eu havia recebido em cima de uma pedra, sem molhar, junto com a imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa que eu trazia no painel do caminhão”.
Quando lemos o milagre relatado, de novo as palavras que vem a nossa mente não são muito gentis: mentirosos, idólatras, absurdos, idolatria, falsos profetas, cegos guias de cegos, mercadores da fé, entre outras.
Eu concordo totalmente com estas palavras tão pouco gentis, realmente uma medalha que faz milagres para mim é pura idolatria, puro absurdo e tenho certeza que você caro leitor, sente o mesmo. Todos aqueles que se dizem evangélicos, que crêem na Bíblia concordariam comigo nisto. Até aí nada demais, não tem nada de novo, afinal: os católicos são considerados idólatras por nós evangélicos. Você já esperava isso de uma associação católica e não poderia esperar menos, não é?
O que eu acho incrível é que chamamos quem enviou esta medalha de idólatra, falso profeta, cego guiado por cego, mentiroso, mercadores da fé, entre outras coisas, mas há alguns que fazem a mesma coisa com óleo ungido, rosa ungida, arca ungida e sei lá mais o quê ungido que é a mesma coisa que a medalha milagrosa e quando isso acontece a atitude de muitos evangélicos muda diretamente de “mentiroso, falso profeta, mercador da fé e idólatra” para “ALELUIA!!!” sendo que não há a menor diferença entre um e outro.
Hoje em dia muitos que professam ser evangélicos na verdade professam uma fé que criticam, eles fazem o mesmo que condenam em outras religiões, existe uma palavra na Bíblia que Jesus utilizava para carimbar estas pessoas, homenageá-las, Ele as chamava de HIPÓCRITAS.
Orgãos evangélicos sérios que estudam religiões como CPR, AGIR, CACP e ICP (busque as páginas deles no google) nem mesmo consideram estas igrejas evangélicas e sim de uma forma geral como “seitas pseudo-cristãs”.
Realmente a fé que se diz evangélica hoje está realmente confusa e COMPLEXA, coisas que nunca existiram antes passaram a existir agora como uma infinidade de unções, riso santo, dente de ouro, cair do espírito (colocar “Espírito” com letra maiúscula seria uma heresia para mim), também rosa ungida, óleo ungido entre outras coisas como comprar algo na igreja pra receber uma benção especial e também uma aristocracia na igreja.
Visitei estes tipos de igrejas várias vezes, nas mais conhecidas, a dos bispos da vida que tanto aparecem na televisão, eu me senti incomodado com a distorção teológica da Bíblia, na falta de profundidade da mensagem e na sensação de que tudo o que eles queriam é o que estava dentro da minha carteira. Na dos “apóstolos” a coisa muda de figura: me senti dentro de um terreiro de macumba e falo por experiência de quem já visitou alguns terreiros antes de se converter. Não havia a menor diferença, na verdade o terreiro as vezes até parecia um lugar muito mais tranqüilo, abençoado e próximo de Deus perto do que eu presenciava ali, voltei mais vezes para ver se não havia sido uma exceção a regra mas a cada culto que eu voltava a coisa piorava, certa vez a justificativa que o “apóstolo” deu para as pessoas rindo do nada, caídas no chão desacordadas e outras se contorcendo e outras imitando animais entre tantas outras coisas foi que aquilo era estranho e Deus faz obras estranhas, baseando-se no verso de Isaías 28.21 “Porque o Senhor se levantará, como no monte de Perazim, e se irará, como no vale de Gibeão, para fazer a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu ato, o seu estranho ato”.
Oras convenhamos, não há nada de estranho em inúmeras unções, cair do espírito, riso santo, dente de ouro, rosa ungida, óleo ungido entre tantas outras coisas, investigue o passado e até mesmo a Bíblia e você verá que outras religiões sempre tiveram isso. Falsos profetas, falsos mestres e falsas religiões sempre estiveram por aí desde o princípio e se manifestam com esses falsos ensinamentos, distorcendo a palavra de Deus para que ela sirva ao seu bel prazer.
O texto de Isaías é uma profecia messiânica e como toda profecia messiânica já se cumpriu no messias que é Cristo, é uma profecia da maior obra que Deus já fez, Deus realmente fez uma obra estranha. A obra estranha relatada em Isaías é a obra pelo qual hoje podemos nos chamar cristãos, a vitoria de Jesus na cruz.
Infelizmente a maior obra de Deus é relegada a segundo plano por muitos que se dizem evangélicos e apenas ás vezes eles lembram dela, eles estão preocupados demais com outras coisas para se darem conta de que precisam voltar ao primeiro amor, as primeiras obras. E a primeira obra, aquela que nos torna cristãos, é reconhecer o sacrifício de Cristo por nós.
“Mas o que tem de estranho nisso?”, “Para mim isso é tão simples?” muitos diriam isso hoje.
A obra é estranha justamente pelo fato de ser simples, nós seres humanos temos a mania de achar que o maior é o melhor, o mais forte é o melhor, o mais bonito é o melhor, o mais rico é mais importante, exaltamos a beleza de um Gianechini e de uma Bundchen da vida, colocamos num pedestal aquele craque de futebol... Pensamentos lógicos humanos e corretos numa visão humana mas errôneos e diferentes se comparados aos pensamentos de um Deus que diz que o maior é o menor, que maior é quem serve, numa lógica totalmente estranha e contrária a lógica humana.
Até mesmo na Bíblia há relato dessa lógica humana em comparação a de Deus, quando os israelitas ficam muito satisfeitos com Saul para reinar sobre eles. Claro que Saul tinha que ser rei não é? Afinal, ele era forte, belo, alto e corajoso entre outros atributos que achamos dignos de honra, mas Deus escolheu um garoto, que você nunca confiaria a guarda de um reino, ninguém prestava atenção nele pois ele não tinha nenhum atributo considerado digno, era o mais novo e não o primogênito, nem mesmo passou pela cabeça de seu pai que Samuel ia ungi-lo e nem mesmo na de Samuel.
Samuel quando chegou viu um filho forte e de grande porte e já pensou que era o ungido, todos pensaríamos também, ninguém pensaria que Deus tinha escolhido o mais fraco da família nem mesmo o pai dele, tanto que nem se preocupou em chamá-lo e o deixou pastoreando as ovelhas, afinal com a lógica humana ele era o menos provável de ser escolhido. Aquele menino, que não possuía nenhum atributo digno de rei conforme aquilo que consideramos digno, veio a se tornar o maior rei de Israel.
Ele é o Deus escolhe as coisas loucas para envergonhar as sábias, as fracas para envergonhar as fortes e as que não são para envergonhar as que são, para que ninguém diante Dele se erga batendo no peito dizendo“Eu fiz isto”.
Os judeus cometeram este erro de novo e esperam até hoje por um rei, eles esperam um rei como Saul, mas Deus repetiu sua estranha obra e enviou um rei como Davi. Não podemos condenar os judeus por isso, condená-los por isso seria condená-los por serem humanos tal qual eu e você.
Cristo é a maior obra de Deus, Cristo é a obra estranha de Deus numa estranha matemática de um por todos, numa estranha obra de sacrificar o próprio filho, alguém mais querido, por pessoas que não dão a menor bola para Ele. Você teria coragem de fazer isso? Muitos dizem “sim!”, mas duvido que fariam, os que dizem isso na maioria dos casos como eu não possuem um filho para saber o amor cúmplice que um pai sente pelo filho. Caiam na real: entregar meu filho para morrer por uma cambada de pessoas que nem estão "nem aí" para mim? Talvez, apenas talvez, bemmmm talvez mesmo, eu teria a coragem como Abraão se estivesse na mesma situação que ele, afinal, meu filho seria o filho da promessa e tal qual Abraão ofereceria meu filho em sacrifício se Deus assim o exigisse pois como Abraão também saberia que sendo filho da promessa e, Deus sendo fiel, Ele não iria voltar em sua promessa e tem poder para ressuscitá-lo. A grande diferença entre Deus e Abraão é que ninguém mandou Deus sacrificar seu filho, Ele o fez de livre e espontânea vontade,
“Ele nos amou primeiro” diz a Bíblia, Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores, sem nos importarmos com Deus, vivendo nossa vida errônea ignorando sua existência e seu amor e indo rumo a destruição. Pelo estranho amor de Deus que me ama mesmo não merecendo, pela estranha graça de Deus que me recompensa quando não sou digno, é que hoje posso ter comunhão com Ele.
A obra estranha de Deus é que Ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53.5). “Ele se tornou pecado por nós” escreve Paulo.
O verso mais conhecido da Bíblia diz “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3.16
O verso é claro, apenas crer basta, quando apenas crer na maravilhosa obra estranha de Deus (Cristo) não basta mais... quando alguém diz que você precisa de algo mais que isso para se tornar santo ou mais santo... quando alguém diz que você deve comprar algo para alcançar algo mais... ou sentir algo mais para ser santo... Esta pessoa está dizendo bem diretamente que apenas crer não é o suficiente, que você precisa de algo mais que simplesmente crer e quando você precisa de algo mais que isso você está contrariando a Bíblia.
Você não precisa de rosas, óleo, medalha, unção dos quatro-seres, riso santo, nada disso, ou ser mais santo que algo ou alguém, você apenas precisa crer na estranha matemática de um por todos, na estranha obra de Deus que entregou seu próprio filho por você, só isso já basta.
Nosso Deus é um Deus simples, que ama coisas simples e para isso devemos ter não uma fé complexa como a de hoje, cheia de misticismo, mas uma fé simples, a fé simples é que o agrada, a fé na sua obra, sua estranha obra, seu único Filho, seu amado Filho. Fé no ponto mais alto da Bíblia, não há nada maior que isso, toda a Bíblia aponta para este ponto: a vitória de Cristo na cruz. O Antigo Testamento aponta para isso, os evangelhos relatam isso e as epístolas comentam isso, os apóstolos só falavam nisso, na maior obra de Deus.
Fonte de água viva, videira, luz do mundo, pão da vida... A obra estranha de Deus tem tantos adjetivos e tudo para mostrar que apenas ela já é o suficiente para nós, tem sede de Deus?? Bebe da água viva, não de pseudo-unções ou sensacionalismo.
Tem fome? Ele é o pão de Deus, o nosso maná.
A Bíblia é clara, apenas crer em Jesus, na estranha obra de Deus é o suficiente, agora a pergunta que se faz é: “Crê tu isto?” Será que você consegue viver sem os picos espirituais e viver a fé simples do Deus simples que ama coisas simples? Coisas tão simples que chega a ser estranho para nós? Afinal, como alguém tão grande, tão rico, tão poderoso pode querer uma coisa tão simples?
Deus pensa diferente de nós, nosso grande é pequeno para Ele mas aquilo que achamos simples demais para Deus é o que O agrada.
Aquilo que nós consideramos grandioso Deus considera pequeno, os judeus ergueram o grande templo de Salomão, mas Deus queria um tabernáculo não um templo, a idéia de construir o templo não foi Dele, Davi tinha feito um tabernáculo simples e se queixou que a Arca de Deus estava numa tenda e ele numa casa de cedros, talvez uma mansão se comparado aos dias de hoje, mas era aquele tabernáculo simples que Deus amava, tanto que em Atos 15.16 ele não diz que restaurará o templo de Salomão, ou o templo de Herodes, mas aquele tabernáculo que Davi achou tão simples e indigno de um Deus grandioso. Hoje como Davi construímos templos gigantescos pensando em agradar a Deus, mas ele sente falta daquele tabernáculo simples.
Fazer templos grandiosos, músicas grandiosas, o templo mais belo, a maior igreja, fama, vender CD´s e DVD´s, todas estas coisas não são estranhas, sempre estiveram inerentes ao nosso ser, é aquilo que nós consideramos grande, o ponto alto da vida humana: riqueza, fama, mansões, poder... Estranho seria crer que apenas Cristo já basta, apenas Cristo é o suficiente, que apenas crer em Cristo já nos torna os tremendos adoradores que muitos almejam ser e as pessoas mais grandiosas, importantes e bem sucedidas do planeta.
Deus não pediu muito de nós e isso torna a obra mais estranha ainda, Ele fez um grande sacrifício, Ele sofreu muito, Ele se sujou de lama para que ficássemos limpos, Ele é um estranho Juiz que nos condenou por nossos crimes e vendo que não tínhamos condições de cumprir a pena desceu para pagar a pena em nosso lugar. E tudo que pediu em troca, foi para nos arrependermos dos nossos crimes e crer, pode parecer pouco e muito simples, mas “crer” foi o que Ele decidiu. Nós pensaríamos logo que temos que corresponder a altura e realmente devemos corresponder a altura só que para nós corresponder a altura seria fazer coisas que consideramos grandiosas, mas para Deus “crer” é corresponder a altura.
Então antes de dizer coisas como “é assim que Deus quer ser adorado” questione-se se na verdade você não está dizendo “É assim que eu acho que Deus quer ser adorado” ou “É assim que um Deus grandioso deve ser adorado” Pois o Deus simples, ama ser adorado de uma maneira simples por pessoas de fé simples.

Amém

Textos base:

Apocalipse 2.4,5
Mateus 23.13-15
1Samuel 9.2; 10.17-19; 16.1-13
1Corintios 1.26-29
Gênesis 22.2-8
Hebreus 11.17-19
1João 4.19
Romanos 5.8
João 7.38
João 6.32-35,
João 15.4,5
João 8.12
Isaías 55.8
2Samuel 7.1-8 e Atos 15.16

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Se vc puder manda email pra mim ebi29br@yahoo.com.br preciso de você.

17 de set. de 2009, 09:46:00  

Postar um comentário

<< Home