26 junho 2006

MINISTÉRIOS DE LOUVOR

Para se louvar é antes necessário adoração, para adorar é necessário ser adorador, para ser adorador deve-se levar uma vida à luz da palavra de Deus.


Afinal, o que é “ministério de louvor”? Você sabe o que é louvor? Você sabe a diferença entre louvor e adoração?

Eu já expliquei o que é adoração em uma postagem anterior intitulada “adoração extravagante”, recomendo a leitura antes de ler este postagem para melhor entendê-la, pois só tratarei de explicar aqui o que é louvor.

O Aurélio define louvor como: elogio, encômio, glorificação, exaltação. O Salmo 150 nos mostra locais, motivos e maneiras diferentes de se louvar a Deus.

Salmo 150 (NVI)

1 Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento.

2 Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza

3 Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa

4 Louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas,

5 louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes.

6 Tudo o que tem vida louve o Senhor” Aleluia.

Se prestarmos atenção no Salmo 150, veremos a diferença entre adoração e louvação, ele só fala de coisas externas ao homem, das coisas em seu exterior ou ao seu redor, como expliquei na postagem “adoração extravagante” a adoração é interna, já o louvor é totalmente diferente da adoração, o louvor é externo. O verdadeiro louvor é uma manifestação visível da adoração que é invisível, ele é o resultado da adoração. O louvor tem o objetivo de exaltar a Deus e, portanto, o louvor não é exclusivo da música.

Louvamos a Deus quando obedecemos as suas ordenanças. Louvamos a Deus quando estudamos a sua Palavra. Louvamos a Deus quando oramos. Louvamos a Deus quando pregamos a sua Palavra. Podemos louvar a Deus de várias maneiras.

Daí eu sempre escrever “ministério de louvor” entre aspas, pois eu assim escrevo porque assim se auto-intitulam. E se auto-intitulam erroneamente, pois louvor não é ministério, o louvor não pode ser ministrado, tal fato não é bíblico nem mesmo possível, pois o louvor é uma manifestação PESSOAL da adoração, os ditos “ministério de louvor” ministram não o louvor, mas a música, pois é isso que é ministrado, a música é ministrada e ela pode sim produzir um tipo de louvor (há várias maneiras de se louvar), mas ainda assim o que é ministrado é a música e não o louvor.

Música é música, louvor é louvor, são duas coisas distintas e da mesma maneira que na adoração só Deus pode saber quando uma pessoa está adorando, o mesmo acontece com o louvor, pois o louvor é um resultado (efeito) da adoração (causa), posso exemplificar isso melhor no verso de Hebreus 13:15 (Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.) Fruto dos lábios é o louvor e os que confessam o nome de Jesus são adoradores. E como só Deus pode dizer quem realmente confessou o nome de Jesus como salvador, quem é um adorador ou não, logo só Deus sabe quando uma pessoa está louvando ou não e nos dias de hoje quando há tanto estrelismo no meio evangélico, tantos se considerando melhores ou mais importantes que outros e tantos querendo apenas aparecer, não é muito difícil encontrar pessoas que apesar de cantarem ou tocarem na verdade não estão louvando, apenas cantando ou tocando instrumentos.

Para se louvar é antes necessário adoração, para adorar é necessário ser adorador, para ser adorador deve-se levar uma vida à luz da palavra de Deus.

Algumas pessoas já me criticaram pelo fato de eu me prender tanto a detalhes, as palavras, como por exemplo, neste tópico poderiam alegar “o que importa é que eles estão fazendo o trabalho deles”, eu não vejo assim, o que vejo é que o nome “ministério de louvor” é um sintoma bem claro de que as pessoas ainda não entenderam o que é louvor, vejo com o sintoma de que as pessoas não se preocupam tanto com a verdade do Deus a quem servir. Como uma pessoa pode saber se está realmente louvando sem saber o que é louvor? Seria o mesmo que pintar um quadro sem saber o que é tinta e pincel. Para pintar o quadro você precisará ter conhecimento prévio do que será necessário para que o quadro fique pronto: pincéis, tintas, tela, etc. Com ou louvor é a mesma coisa. E onde eu encontro o que é necessário para louvar? Na Palavra de Deus, chegou a hora de parar de seguirmos modismos e nos prender somente a Bíblia, nossa única regra de fé, chegou a hora de pararmos com achismos, revelações extra-bíblicas e experiência pessoal e fundamentar e confirmar o que aprendemos, achamos e ouvimos a luz da Bíblia, pois ela que é a revelação de Deus a nós. O mundo pode dar muitas voltas, o que é hoje pode amanhã não ser mais, mas a Palavra de Deus nunca muda e permanece para sempre, se preocupe apenas em entende-la e se aprofundar nela, só a Palavra basta.

Que os ministérios de música possam adentrar novamente as igrejas, pois quando há um trabalho com a música há uma preocupação com a qualidade dela, uma preocupação de que a música tem fundamento bíblico, está de acordo com os preceitos de Deus, pois já vi sendo cantadas muitas músicas com letras anti-bíblicas em igrejas como se fosse louvor e uma simples pesquisada na Bíblia refutaria tal música e para mim isso acontecer é inadmissível, chegou a hora de tomarmos cuidado e não aceitar tudo o que é dito mesmo por igrejas e pastores de grande fama ou queridos, chegou a hora de sermos como os bereanos (Atos 17:11,12) e passarmos pesquisar e confirmar sempre na Bíblia as coisas que nos dizem antes de as pormos em prática, chegou a hora de voltarmos a sermos protestantes e não somente evangélicos, de estarmos sempre reformando, sempre em busca da verdade pois ela que é nossa arma contra a mentira de Satanás.

Que os ministérios de música renasçam novamente e cantem músicas realmente bíblicas, ao contrário de muitos “ministérios de louvor” que se preocupam mais em tocar o coração dos que estão presentes no local, pois este é um trabalho exclusivo do Espírito Santo, e quando tentamos fazer isso no lugar Dele não passa de pura ministração de emocionalismo.


Por Gilson Junior.

Livre reprodução desde que mantida a referência da origem: http://gracaeverdade.blogspot.com

5 Comments:

Blogger Filipe Liepkan Maranhão said...

e ae rapaz

é cara o último parágrafo disse tudo. o que vemos hj em dia relamente são min. do emocional pela forma de como conduzem o dito quebrantamento... uma tristeza.

um abraço!

26 de jun. de 2006, 14:36:00  
Anonymous Anônimo said...

Gilson

Gostei do você escreveu e concordo com sua portura firme.

Cordialmente,

26 de jun. de 2006, 15:36:00  
Blogger Unknown said...

Oi amigo.

Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo e pelo tema. É de grande valor a discussão. E o conteúdo do blog é bem legal.

Gostaria apenas de manifestar minha discordância quando se confundo ministério de louvor com ministério de música. Parece coisa simples ou até mesmo detalhes, mas essa confusão pode estar encobrindo o que realmente é ou ajudar a viver a essencia dessa deliciosa vida cristã.

O ministério de música foi dado, ou é dado, há pessoas que utilizarão a arte de musicar (cantar, tocar, compor, etc). Tem uns até que uivam...he.he..
O ministério de Louvor assim como Adoração, foi dado à Igreja. É um ministério comum aos santos. Até um mudo faz parte desse ministério, pois não é necessário música para adorá-lo. A entrega de algo, em reconhecimento da soberania Dele, é um ato de adoração. Nossa vida de testemunho e de relacionamento, pode ser até sacrificial em determinados momentos e podemos assim fazê-lo pq entendemos que Ele é digno de receber nosso "sacrifício" momentâneo.

Não pretendo me prolongar muito, mas se preferir, podemos conversar sobre.

Um grande abraço e mais uma vez, parabéns pela iniciativa.

18 de abr. de 2008, 14:49:00  
Blogger Consultora em Educação said...


Ministro de música


1. Toda pessoa tem o sagrado direito de frequentar os cultos e atividades da igreja e de sentir-se muito feliz, sereno, confortado, em qualquer idade.

2. O ouvido tem alta sensibilidade e suporta confortavelmente, por uma, duas horas, no máximo, 50 decibéis. Passou disso, além do mal que faz à saúde, incomoda muito.

3. Todo instrumento pode ser usado no louvor, com inteligência, mesmo sabendo que há aqueles próprios para o culto.

4. Culto não é show.

5. Não existe hino ou música velhos.

6. É preciso selecionar hinos próprios para cada ocasião, com mensagem, poesia, melodia, harmonia, ritmo. Ritmos assincrônicos desorganizam a química cerebral. Derrubam pessoas e até muros. Josué 6:20 Juízes 7:18

7. Fundo musical durante o culto não pode interferir, desconcentrar, incomodar; use-o com muita inteligência. Ninguém suporta um teclado dedilhado pra lá e pra cá, aleatoriamente. Se for um hino próprio para a ocasião, baixinho, tudo bem, mas notas soltas...nem pensar.

8- A música tem o poder de mobilizar as estruturas mentais.


9- Culto animado não é sinônimo de barulho. Reverência, participação, adoração, comunhão, consagração, dedicação, apontam para o equilíbrio. O templo não é um lugar sombrio, triste, com silêncio sepulcral, é um espaço de alegria, louvor, transformação, decisões.


10- Se você faz parte da equipe de músicos, nunca fique se distraindo e brincando com os instrumentos no altar, após o culto.

“E Quenanias, príncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido nisso.” 1º livro de Crônicas 15.22.


Ivone Boechat

11 de nov. de 2015, 23:02:00  
Blogger Consultora em Educação said...


Ministro de música


1. Toda pessoa tem o sagrado direito de frequentar os cultos e atividades da igreja e de sentir-se muito feliz, sereno, confortado, em qualquer idade.

2. O ouvido tem alta sensibilidade e suporta confortavelmente, por uma, duas horas, no máximo, 50 decibéis. Passou disso, além do mal que faz à saúde, incomoda muito.

3. Todo instrumento pode ser usado no louvor, com inteligência, mesmo sabendo que há aqueles próprios para o culto.

4. Culto não é show.

5. Não existe hino ou música velhos.

6. É preciso selecionar hinos próprios para cada ocasião, com mensagem, poesia, melodia, harmonia, ritmo. Ritmos assincrônicos desorganizam a química cerebral. Derrubam pessoas e até muros. Josué 6:20 Juízes 7:18

7. Fundo musical durante o culto não pode interferir, desconcentrar, incomodar; use-o com muita inteligência. Ninguém suporta um teclado dedilhado pra lá e pra cá, aleatoriamente. Se for um hino próprio para a ocasião, baixinho, tudo bem, mas notas soltas...nem pensar.

8- A música tem o poder de mobilizar as estruturas mentais.


9- Culto animado não é sinônimo de barulho. Reverência, participação, adoração, comunhão, consagração, dedicação, apontam para o equilíbrio. O templo não é um lugar sombrio, triste, com silêncio sepulcral, é um espaço de alegria, louvor, transformação, decisões.


10- Se você faz parte da equipe de músicos, nunca fique se distraindo e brincando com os instrumentos no altar, após o culto.

“E Quenanias, príncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido nisso.” 1º livro de Crônicas 15.22.


Ivone Boechat

11 de nov. de 2015, 23:02:00  

Postar um comentário

<< Home