30 maio 2006

ADORAÇÃO EXTRAVAGANTE

É incrível o que o homem cria para poder chamar a atenção: Adoração profética, adoração extravagante, vamos conversar e ver o que realmente é adoração? Você sabe o que é adoração? Vamos ver:

A Bíblia não diz nada sobre adoração profética ou extravagante, mas tão somente a adoração.

Leia esse artigo (anexo)
http://www.ibva.com.br/mensagens/mensagens_NelsonBomilcar.htm

Darlene Zschech, considera o que é extravagante ou não pela maneira como se manifesta fisicamente, mas Deus sonda o coração do homem e não o seu exterior (Salmo 139 ). Adoração não é algo exterior ao homem, mas interior, Jesus fala de homens ricos que fazem uma grande oferta e de uma viúva pobre que fez uma pequena oferta e disse que a mulher apesar de ter dado menos tinha dado mais por que havida dado tudo (Lucas 21:1-14 ), mas porque Jesus teve que falar isso? Porque aos olhos humanos, aos olhos daquelas pessoas ali presentes os ricos estavam dando mais, mas Deus sonda os corações e pôde ver como no coração da viúva embora aos olhos humanos não parecesse, em seu coração havia mais amor, mais autenticidade, havia adoração.

Que melhor exemplo que Caim e Abel, em Gênesis 4:1-7 vemos que ambos trazem ofertas ao Senhor, algumas pessoas, principalmente adeptos a doutrina da prosperidade citam essa parte da Bíblia para falar que Abel foi aceito porque trouxe as primícias do rebanho, mas isto não é verdade, Deus deixa bem claro no verso 7 que a oferta de Caim não foi aceita não pelo seu conteúdo (como prova digo que mais tarde na era de Moisés as ofertas de cereais também seriam aceitas), mas porque ele não fazia o bem. Mas “bem” aos olhos de quem? De Deus logicamente, é Ele quem decidiu que oferta seria aceita ou não e a de Caim foi rejeitada não pelo seu conteúdo, mas por causa do coração de Caim que não estava procedendo bem (“Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?”).

Não importa a forma que adoramos, podemos arranhar a música ou toca-la certinha, desafinar ou cantarmos como um tenor ou barítono profissional, errarmos ou não a letra, desde que em nosso coração esteja aquilo que Deus considera bom, se procedermos bem aos olhos de Deus, só assim nossa adoração é aceita.

A adoração é uma coisa que ocorre no íntimo do ser, no íntimo do coração que salvo algumas vezes (quando se é manifestada o tipo de vida que a pessoa leva), só Deus pode saber quando uma pessoa está adorando ou não. E seguindo essa linha de pensamento só consigo pensar que não existe adoração extravagante porque não existe adorar mais ou adorar menos, ou você adora ou não adora, ou você é de Deus ou não, ou você é um adorador ou não.
Adoração requer uma vida debaixo da vontade de Deus, adoração não é uma manifestação física, de modo que uma pessoa imóvel orando sentado em silêncio no fundo da igreja pode ser uma adoradora mais autentica do que um musicista cantando ou tocando louvores no altar. Tudo depende de como está o coração, a vida da pessoa com Deus. Quando estamos adorando não estamos mostrando nada a ninguém, mas somente e tão somente mostrando a Deus o quanto o amamos, se alguém ver que estamos adorando isso é um efeito colateral (e bom) do objetivo a qual estamos buscando: adorar a Deus.

Nós adoramos inventar termos e sinônimos para caracterizar algo (rótulos), gostamos de considerar algo maior ou menor, mais autêntico ou menos autêntico, melhor ou pior, se esquecendo que para Deus ou se é ou não se é.

Adoração extravagante existe? Sim, para nós. Mas para Deus a verdadeira adoração não nasce de atos que fazemos, mas dos planos do nosso coração, do nosso sentimento de entrega. Adorar não é um momento de culto, nem um momento de vida, quando somos adoradores adoramos a Deus vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, porque a adoração não é um ato ou uma manifestação, mas um estilo de vida.

Eu posso cantar louvores, pular, gritar, e dar tudo o que tenho para Deus e ainda assim não ser um adorador se meu coração não estiver puro diante do Pai, se não está buscando fazer o bem de Deus.

Deus busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade (João 4:23 ) e não adoradores extravagantes ou adoradores proféticos. Para Deus existe somente um modo de adorá-lo, em espírito e em verdade.

Em espírito significa adorar não de uma maneira religiosa, não de uma maneira obrigatória, ou por ser uma “regra”, ou porque está escrito “adorai a Deus” na Bíblia, mas de uma maneira espiritual. Se você levar uma vida espiritual adorará a Deus de maneira espontânea, não por regras ou dogmas, mas porque você tem realmente uma profunda vontade de adorar a Deus, você o conhece, você sabe o que é a vida espiritual e tem este sentimento de gratidão, exaltação, um sentimento de adorar a Deus, ou seja, é bem diferente da adoração religiosa de muitas igrejas católicas romanas, católicas ortodoxas, do judaísmo, muçulmanos, etc...

Adorar em verdade significa ser autêntico, aquilo que você fala, canta, ora é o que realmente você faz e que você é, a adoração pode ser cantada, falada, orada, pensada, etc... mas quando você canta, por exemplo: "estou no teu altar" você tem que realmente estar no altar de Deus, quando você canta "renova-me" você realmente está arrependido e quer realmente ser renovado, quando você canta "Celebrai" você tem que ter um profundo desejo de celebrar a Deus, quando você canta “sou grato” realmente há gratidão em seu coração e quando você canta “Grande é o Senhor” você realmente o acha grande pelas coisas que tem feito, adorar em verdade é fazer das letras da música as suas palavras, algo que realmente você está sentindo, quando você canta, canta não ao povo na igreja, mas a Deus, o louvor não é nada mais e nada menos que uma oração ou pregação cantada e quando você ora, não ora por qualquer coisa ou de qualquer jeito, mas diz aquilo que está em seu coração, quando você prega, você prega sobre aquilo que você conhece, sobre SUA maneira de ver a Deus.

A adoração em verdade faz com que o louvor deixe de ser somente um louvor e passe a ser uma adoração. Do que me adianta fazer de tudo e ainda assim não ter um relacionamento autentico com Deus? Nosso Deus não é um Deus que se alegra em sacrifícios ou holocaustos, mas em obediência e em que o conheçamos. Adoraremos a Deus em verdade, quando passarmos a conhecer e querer estar sempre debaixo de sua vontade.

Podemos ver que a verdadeira adoração não é algo exterior ao homem, mas algo em seu interior. O que temos para Deus de mais valioso não é o que podemos oferecer, nem quem podemos ou devemos ser, mas sim a vida que levamos e a sinceridade de nosso coração, não há nada oculto aos olhos de Deus, podemos muito bem mentir a homens, mas quem mentirá a Deus? Ele sabe quem é adorador e quem não é, talvez aquele irmão que você acha um adorador verdadeiro, um "adorador extravagante" é só joio no meio do trigo, mas talvez aquela pessoa comum, que você nunca viu cantando ou manifestando alguma coisa a respeito do que é considerado adoração na adoração dita “extravagante”, pode ser o maior adorador que você já teve por perto de você.

Embora saibamos que a verdadeira mudança, a verdadeira adoração ocorre no interior da pessoa e se manifesta exteriormente, jamais devemos esquecer que muitos cortam este caminho, buscam atalhos, mostrando exteriormente ser um adorador, mas interiormente não o sendo, não nos esqueçamos de que sempre existiram e existirão em nosso meio Ananias e Safiras (Atos 5:1-11 ). Pessoas que aparentam ser adoradores, mas na verdade não o são, pessoas que querem parecer santas sem na verdade o ser.

Não existe adoração comum, não existe adoração profética, não existe adoração extravagante, adoração fraca ou adoração forte, nós adoramos rotular coisas, mas para Deus tudo o que existe é tão somente adoração, somente um tipo, somente um jeito, somente uma: a adoração em espírito e em verdade.

Hoje vejo pessoas em busca de uma adoração mais autêntica, fazendo cursos de adoração profética e adoração extravagante, lendo livros sobre o assunto, querendo cada vez mais ser um autêntico adorador se esquecendo que o caminho a ser percorrido para ser um adorador autêntico é o inverso. Não se torna-se um adorador autêntico em cursos, mas sim torna-se a vida cristã sincera, autentica e verdadeira para se tornar um verdadeiro adorador. Na verdade tudo o que ela precisa fazer para se tornar uma adoradora está nela mesma, dentro dela mesma, entregar o seu coração ao Senhor e levar uma vida cristã verdadeira.

Busquemos ver as coisa mais como Deus vê e menos como nós vemos (Isaías 55:8-9 ), busquemos encaixar nosso cotidiano em Deus ao invés de encaixar Deus em nosso cotidiano, um dia chegará a hora que Deus separará o joio do trigo (Mateus 13:24-29) e aqueles que são trigo se espantarão ao ver que na verdade aquilo que estava ao lado dele era joio e não trigo, e o que ele considerava joio foi considerado trigo por Deus, e também chegará o dia em que muitos que se consideram trigo serão considerados joio.

Deus não busca adoração exterior, adoração extravagante ou profética ou ainda outro tipo de adoração manifestada exteriormente ou que inventamos ou rotulamos, busquemos então ser aquilo que Deus quer que nós sejamos segundo sua Palavra, não adoradores proféticos porque não é esse que Deus busca, nem adoradores extravagantes porque Deus também não busca a tais, Deus busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade, é assim que Ele quer ser adorado (João 4:24), então busquemos adorar a Deus em espírito e em verdade e o resto se encaixará naturalmente.

Podem me chamar de cético, ou do contra ou louco, mas num mundo em que os cristãos aceitam de mão beijada tudo que lhes é dito, num mundo em que no fim dos tempos haverá muitos falsos profetas, num mundo em que tantos cristãos estão deixando de buscar o mais importante que é o Deus vivo e buscando novos métodos de agradar ao Deus vivo quando os métodos já foram revelados, eu prefiro ser cético, do contra e louco, mas manter minha sanidade espiritual.

Nada foi criado ou dado por Deus por acaso, tudo tem seu propósito, a Bíblia para conhecermos a sua vontade e o discernimento espiritual para saber o que é e o que não é Dele.


Livre reprodução, desde que mantido o endereço de origem: http:\\gracaeverdade.blogspot.com

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nilópolis é berço de grupos oriundos de Comunidades...seria esse o seu caso (interrog.)
O termo "extravagante" pode soar modístico, porém em tempos de egoísmo ele pode ser usado para evidenciar uma prática de generosidade e desprendimento de nós mesmos. Ressalto que não sou mantreiro! Melhor mesmo seria naõ necessitarmos de "incentivos" neologísiticos! Soli Deo Gloria

30 de mai. de 2006, 21:42:00  
Anonymous Anônimo said...

Excelente texto.
Pesquisei no dicionário o significado de extravagante e veja só.

ex.tra.va.gan.te adj m + f (de extravagar)
1 Que extravaga. 2 Estulto, imbecil, insano, insensato. 3 Estróina, gastador. 4 Esquipático, esquisito, singular. 5 Que anda fora do seu lugar. s m+ f Pessoa que tem vida irregular e dissipadora.

Definitivamente não quero ser adorador extravagante. Basta ser adorador.

3 de jun. de 2006, 09:24:00  
Anonymous Anônimo said...

amigo e irmão querido. que bom ver que Deus está levantando homens sensatos para a Sua obra. Adorei. já tinha lido o texto do Bomilcar, ams venho te apoiar. um beijo!

7 de jun. de 2006, 12:10:00  
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito desta matéria e da que fala sobre o ministério de louvor, concordo em número, gênero e grau, acrescentando que este "ministério" tem levado muitas "músicas" sem conteudo bíblico e teologico, agora aprendeu este negócio de paixão estar apaixonado que sinceramente eu não aguento e não canto.

26 de jun. de 2006, 14:54:00  
Anonymous Anônimo said...

ola bençao ! ei percebi q vc e um cara bem estudado certo ? mas entenda uma coisa , vc pode achar oq for mas DEUS TEM LEVANTADO UMA NOVA GERAÇAO DE ADORADORES queira vc ou nao ,a opiniao das pessoas sobre isso nao vai mudar oq DEUS vai fazer, sabe a um mover de DEUS MUITO GRANDE SOBRE MINAS GERIS a unçao de DEUS esta presente la de uma maneira sobrenatural, os adoradores extravagantes tem se levantado, graças a DEUS chega de tradicionalismo, a uma nova geraçao e o avivamento esta vindo, NOSSO NOIVO ESTA VINDO UAHUUHAUHAUHAUHA

28 de jun. de 2006, 20:59:00  
Anonymous Anônimo said...

ei preste atençao nisso

28 de jun. de 2006, 21:21:00  
Anonymous Anônimo said...

Leiam II Samuel 6-13:19
Esse texto relata sobre a adoração extravagante de Davi. No tempo de Davi a arca significava que Deus estava presente e onde ela estava o povo era abençoado. Davi desejava de todo seu coração trazer a arca para Jerusalém e quando isso ocorreu a sua alegria foi tanta que ele dançava, cantava expressava sua alegria intensamente. Davi adorava ao Senhor com todas suas forças, forma a qual gerava comentários inclusive sua mulher se escandalizava com tal atitude. Mas para ele o que realmente importava é que a presença de Deus estva ali, motivo da sua euforia de seu júbilo, ele desejava de todo seu coração a presença de Deus e queria que todos soubessem que Ele estava ali.
Hoje Deus não habita mais em arcas, somos privilegiados de podermos nos regojizarmos em sua presença, adorá-lo expressarmos todo nosso amor e alegria de O termos presente. Temos que cultivar dia-a-dia nossa intimidade com o Pai para que Ele feça de nós sua casa favorita. Sem Ele nada faz sentido, nada tem valor. Adore o PAI, se humilhe perante Ele, para que sua presença seja real ao nosso meio.

28 de jun. de 2006, 21:35:00  
Anonymous Anônimo said...

Adoração extravgante nao significa que alguem adorar d mais e outro de manes..... adoração estravagante significa se doar ao todo..como Jesus fez..que ao meu ver foialgo bem extravagante morrer pormim e por vc.....

a verdade é que Deus vai usar os loucos para confundir os sabios...Deus ta levantando uma geração extravagante para andar como Jeus andou e fazendo as mesmas obras que ele fez e maiores, Uma geração de pessoas que amam e que estao disposto a tudo para o agrada-lo !!!

nayara Silva

nayararhema@homail.com

19 de ago. de 2007, 17:23:00  
Anonymous Anônimo said...

É POVO ME DESCULPEM MAIS ACHO QUE ISSO É MODINHA DENTRO DAS IGREJAS,O VERDADEIRO LOUVOR VEM DO CORAÇÃO,UM LOUVOR JA É UM SACRIFÍCIO, VC DANÇAR,LOUVAR A DEUS COM ALEGRIA É UMA COISA, VOCÊ USAR UM TERMO DE EXTRAVAGANTE É OUTRA,SOMOS DA MESMA GERAÇÃO DE ABRAÃO COMO PODEMOS SER NOVA GERAÇÃO ???AVIVAMENTO É AQUILO QUE VOCÊ VIVE FORA DA IGREJA, TEU TESTEMUNHO FORA, VOCÊ AJUDAR O PRÓXIMO, PERDOÁ SER UMA NOVA CRIATURA,TEMOS QUE BUSCAR A DEUS DE CORAÇÃO E NÃO SE MATANDO PQ ISSO VEM DA CARNE, E SE VEM DA CARNE NÃO VEM DE DEUS.
UMA VEZ EU FUI EM UMA IGREJA QUE UM JOVEM CANTAVA E DANÇAVA COMO SE ESTIVESSE NUMA RAVE, SEM CONTAR QUE ESSES LOUVORES CHAMA AS UNÇÕES QUE EU NUNCA VI NA BÍBLIA E QUE O POVO FALA QUE VEM DE DEUS.....(OUTRA MODINHA)
POVO CUIDADO POR QUE NÃO A NINGUÉM QUE SAIBA MAIS DE LOUVOR DO QUE O INIMIGO,FOI UM DOM QUE DEUS DEU A ELE, É AONDE ELE SABE ENGANAR BEM OS CRENTES

PAZ

31 de out. de 2007, 18:32:00  
Blogger PASTOR ACCONCI said...

BOM DIA: A PAZ AMADO DE DEUS:
Exponho aqui uma dúvida pertinente, ADORAÇÃO EXTRAVAGANTE X ADORAÇÃO ESPONTÂNEA. O termo extravagante é pejorativo, e vcs sabem disso, usado em tom de escárnio e zombaria, o termo correto seria ADORAÇÃO ESPONTÂNEA, visto que é real, qualifico como espontânea: chorar, glorificar,clamar por curas e milagres, interceder, louvar em línguas, louvar com instrumentos. Deixem os jovens fazerem isso, incentivem e orientem deixem-os serems espontâneos dirigindo-os com ordem e decência, como um maestro conduz a cadência da orquestra. Quanto tempo não vejo um Ministro do Evangelho chorar no altar, cantar em línguas, se derramar em lágrimas, abraçar um ex-amigo e pedir perdão, confessar um pecadoe pedir perdão pra Igreja? Quanto tempo vc não vê uma família testemunhar em lágrimas que o filho libertou-se do crack? Quanto tempo vc naõ vê um testemunho de mialgre sincero de curas? Batismo? Deixem os jovens terem liberdade disciplinada, orientada e simplemente deixem-os adorarem, sem heresias nem arroubos da juventude, nem manifestações fantasiosas mas o conduzama adoração pura e simples de Deus.
PR CLAUDIO ACCONCI
prclaudio-acconci@bol.com.br
pastoracconci.blogspot.com
12 3672 34 47
12 97258223

31 de ago. de 2010, 10:37:00  

Postar um comentário

<< Home