30 maio 2006

AS PEDRAS ESTÃO CLAMANDO?

A igreja de hoje está tão preocupada em "ganhar almas" que se esquece de anunciar a Cristo


MATEUS 23

4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;

5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,

6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,

7 E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.

13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.

15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

24 Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.

25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.

26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

38 Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;

39 Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.

Não há um justo, nem um sequer .

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. (Romanos 3.10,23,24)


Os judeus gostam de contar uma antiga história sobre um rabino que chegou em casa, certo dia e encontrou sua filha, de nove anos, chorando muito. Perguntou-lhe porque tantas lágrimas. Entre soluços ela respondeu que estava brincando de esconde-esconde com seus amigos. Na sua vez, se escondeu tão bem que os amigos desistiram de procura-la e foram embora para brincar de outra coisa. Depois de mais de uma hora quando saiu do esconderijo, viu que estava sozinha. Na hora que o rabino passava a mão na cabeça da sua filha, consolando-a, pensou: Será que a religião conseguiu esconder Deus tão bem que ele se sente sozinho e abandonado? Não seriam as exigências religiosas um empecilho ao conhecimento de Deus. (É proibido – Pr Ricardo Gondim. Ed Mundo Cristão. Pág 158)

Quando se olha o evangelicalismo de hoje não se consegue dissociá-lo da Igreja Católica Apostólica Romana, ambos seguem o mesmo caminho, a Igreja Católica Apostólica Romana já o trilhou e nós o estamos trilhando, inventa-se leis onde não há, criam-se movimentos que talvez um dia cheguem a uma inquisição, surgem novos dogmas e sacramentos além dos existentes na Bíblia e, enquanto isso, Deus vai se tornando cada vez mais um desconhecido.

Hoje ser evangélico parece doença, virou uma epidemia, de modo que hoje, ser evangélico não é muito diferente do ser católico de uns anos atrás, quando se dizia ser católico mas nunca se tinha posto os pés dentro de uma igreja católica, o conhecido "católico não praticante". O que se vê hoje é uma legião de evangélicos não praticantes, não praticantes da graça de Deus. O homem cada vez mais tenta alcançar a Deus por seus esforços, justificar-se diante de Deus por si mesmo quando isso é impossível, há uma legião de pessoas afastadas de "Deus", digo "Deus", entre aspas, porquê essas pessoas não estão realmente decepcionadas com Deus, mas sim com a igreja que falha, a cada dia mais, em mostrar o verdadeiro Deus e age mais como os fariseus de Mateus 23.

Olhe as músicas ditas "Evangélicas" atuais, que não valorizam mais Deus, se canta "eu preciso", "eu quero", "eu necessito", "eu ordeno". O que aconteceu com "Deus exaltado", "Deus amado", "Deus protetor", "Deus consolador", "Deus misericordioso", "Deus de graça"... Hoje o evangelho pregado na maioria as igrejas não é um evangelho que exalta tanto a Deus, não se preocupa em mostrar a Deus, mas sim em suprir as necessidades temporais dos ali presentes, que logo voltarão com as mesmas e outras novas necessidades e uma hora ou outra verão que o famoso "Jeová da Lâmpada de Aladim" não atende todos os seus desejos.

Hoje se canta "Restitui o que é meu", sendo que: o que é teu? O que se pode dizer o que é seu? Se, de fato, toda sua vida foi entregue a Deus? Josué disse isso? Deixe Josué dizer isso? E daí? Vivemos na dispensação da graça e não na Lei e seguimos Jesus e não Josué. Também se canta "Aquele que deseja o favor do Rei, Toque no altar". Favor = Graça, ou seja, hoje a graça pregada vem por meio de um esforço humano, tem que se tocar o altar, não vem mais totalmente imerecidamente, tem que tocar no altar, a vida e obra de Cristo não vale mais nada, o "Ele nos amou quando ainda éramos pecadores" foi totalmente esquecido, você não precisa de Jesus para alcançar a graça, toca no altar e pronto.

Quando nos daremos conta de que a maioria das igrejas dita evangélicas dos dias atuais está enferma e inchada? Hoje se uma igreja possui muitos membros ela é considerada santa, justa e boa sem levar em conta se o que é pregado, cantado e ensinado ali vai contra a Palavra ou não, se o Jesus dali é um Deus de graça. E a desculpa de que somos seres falhos não é desculpa para se pregar um evangelho falho, Pedro e Paulo são ótimos exemplos de seres-humanos falhos pelos seus erros (Pedro negou conhecer Jesus quando correu risco de vida e mesmo após o perdão ainda teve umas lições como a visão dos alimentos impuros e Paulo assassinou vários dos seguidores de Cristo antes de conhece-lo e mesmo assim ainda teve que aprender mais sobre graça com o espinho na carne), mas quando eles pregavam ou escreviam não saia nada de errado da boca deles, pois o Evangelho é perfeito e se buscássemos tão somente pregar o evangelho, em verdade, puro, bíblico e livre de idéias pessoais não estaria esta confusão de hoje onde se prega mais de um evangelho e ambos são considerados santos, contrariando o que a escritura diz de se pregar outro evangelho, onde se privilegia mais a quantidade que a qualidade, onde a quantidade é um fator determinante do crescimento de uma igreja (não se cresce mais na graça), onde uma pessoa pode freqüentar uma igreja por anos sem conhecer realmente quem é Deus e seu Filho.

Eu já perdi a conta de pessoas crentes há anos, que freqüentavam a igreja ao menos duas vezes por semana, que não conheciam a graça redentora de Jesus, pessoas que viviam amarguradas, com medo, que sempre choravam porquê estavam sempre em pecado, pessoas que buscavam agradar a Deus pelos próprios esforços, por quê assim lhes foi ensinado, quando isso é impossível, que buscavam o perdão todos os dias por um pecado que Deus já tinha perdoado. Pessoas que não conheciam o amor e a misericórdia de Deus, graciosa e espontânea.

A igreja de hoje está tão preocupada em "ganhar almas" que se esquece de anunciar a Cristo, se esquece de anunciar a graça, não ganham almas e sim ganham membros. Nos esquecemos que a salvação não está na igreja mas em Cristo. Anunciar a Cristo não é falar qualquer coisa sobre Ele, não é encaixar o nome dele em qualquer frase e pronto, e sim, é apresenta-lo, dizer quem Ele é, o que ele fez, por quê motivos ele fez, etc... O que Paulo, que se preocupou tanto em suas epístolas em apresentar Jesus e a obra da graça, diria da igreja de hoje? Que epístola ele escreveria para a igreja?

A cada dia que passa a igreja evangélica segue o mesmo caminho da Igreja Católica Apostólica Romana, talvez não estejam utilizando os mesmo objetos de culto como imagens, mas a cada dia mais Jesus e a graça estão sendo relegadas à segundo plano. Hoje o que se faz para se aproximar de Deus é participar de encontros, atos proféticos, fazer um determinado número de discípulos, ditar certas palavras de ordem, gostar de determinadas músicas, exigir coisas de Deus, chegando ao cúmulo de você não poder dar um simples abraço e beijo na pessoa amada sem estar casado e tornando o sexo em vez de uma consagração na vida de casado um mero ato de reprodução humana. E Deus e sua vontade para nós vão sendo cada vez mais escondidos, cada vez mais as pessoas não conseguem ver o glorioso amor de Deus, a sua graça em seu amoroso Filho, estamos preocupados demais em agrada-lo para simplesmente descobrir quem Ele é. Deus não quer aquilo que podemos oferecer a Ele, mas sim simplesmente que o descubramos o quanto Ele nos ama, que o conheçamos e tenhamos vida, uma pessoa amada por Deus não tem valor nenhum, o que lhe acrescenta valor é este amor e Ele nos amou primeiro. Enquanto isso a igreja que deveria apresenta-lo ao mundo, esconde cada vez mais isso (a glória de Deus que está em seu amor, na sua graça e infinita bondade) a semelhança da Igreja Católica Apostólica Romana. O evangelho pregado hoje está totalmente sem sentido, pois o novo testamento é considerado a anunciação da graça, graça que não tem sido anunciada. Então afinal: QUE EVANGELHO TEMOS PREGADO?

Fico pensando no que disse André Comte-Sponville:

O amor que Deus tem por nós, segundo o cristianismo, é, ao contrário perfeitamente desinteressado, perfeitamente gratuito e livre: Deus nada tem a ganhar com ele, já que é infinito e perfeito, mas ao contrário se sacrifica por nós, se limita por nós, se crucifica por nós sem outra razão a não ser um amor sem razão, sem outra razão a não ser a ele mesmo renunciando a ser tudo. De fato, Deus não nos ama em função do que somos, que justificaria esse amor, porque seríamos amáveis, bons, justos (Deus também ama os pecadores, foi inclusive por eles que deu seu Filho), mas porque ele é amor e o amor, em todo caso, não necessita de justificação. "O amor de Deus é absolutamente espontâneo", escreve Nygren. Ele não procurou no homem um motivo. Dizer que Deus ama o homem não é anunciar um julgamento sobre o homem, mas sobre Deus. Não é o homem que é amável; é Deus que é amor.

André-Comte-Sponville embora tenha dito algo verdadeiramente maravilhoso, não tem nada de novo no que ele disse, apenas algo que novamente veio tornar a lembrança e que ele conseguiu sintetizar bem o que é o amor e a graça de Deus. O que torna o que ele disse interessante é que poucos evangélicos dos dias atuais sabem disso e André Comte-Sponville foi um ateu convicto.

Quando um ateu reconhece melhor a graça de Deus que seus seguidores. Quando ele começa a falar algo que aqueles que deviam saber não sabem. Quando ele consegue ver o verdadeiro Deus que a igreja tem escondido. Isto nos faz pensar: será que deixamos de adorar a Deus em espírito e em verdade e as pedras estão clamando? Será que a semelhança da estória que os judeus contam, Deus está escondido a tanto tempo que tem se sentido só e está levantando pedras em nosso lugar? Será que conseguimos esconder Deus tão bem que precisaremos de uma nova reforma para que Deus possa novamente ser visto?


DIGO-VOS QUE, SE ESTES SE CALAREM, AS PRÓPRIAS PEDRAS CLAMARÃO. (LUCAS 19:40)

Livre reprodução, desde que mantido o endereço de origem: http:\\gracaeverdade.blogspot.com

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Um texto mt bom para comecar.
uma frase bem certa e por isso msm esta em negrito é: "estamos preocupados demais em agrada-lo para simplesmente descobrir quem Ele é."
estamos nos afastando da essencia verdadeira.
gostei mt do texto.
abraços: Rita Cabral

30 de mai. de 2006, 17:07:00  

Postar um comentário

<< Home