13 junho 2006

NO CAMINHO DE EMAÚS

"um lugar onde nos parece que Deus está morto"


O CAMINHO DE EMAÚS NA VIDA CRISTÃ

Sugiro a leitura deste post com Bíblia ao lado conferindo as passagens conforme forem citadas, sem a leitura do texto bíblico a compreensão do texto será mínima.

Procure lembrar como o Senhor guiou você através do deserto durante quarenta anos – humilhando e provando você, para ver sua reação, e se você obedeceria mesmo a Ele” (Deuteronômio 8.2)


Leitura Bíblica: Lucas 24:13-35 - Click no link e leia mesmo


Muitas pessoas hoje pregam um evangelho de prosperidade e felicidade plena, para alguns crentes não pode haver motivos de tristeza na sua vida, não pode haver problemas financeiros, não pode haver solidão. O crente tem que ser uma pessoa sempre para cima, sempre 100%, tem que estar tudo “ok” na vida dele. O problema de se pregar este evangelho são muitos, mas para resumir e dizer qual o principal problema de se pregar este evangelho: ele nada tem haver com a Bíblia. E para detalhar, o problema que mais me preocupa é que todos crentes, uma hora ou outra passarão pelo caminho de Emaús e quando este momento chegar, se o evangelho que for pregado for o que eu acabei de me referir ele não saberá como agir. O que eu chamo de caminho de Emaús é uma fase da vida cristã que eu passei e que você também já deve ter passado, pode estar passando ou ainda passará. Por isso vim explicar o que eu chamo de “O Caminho de Emaús”.

Há um momento na vida cristã que você deseja sentir a presença de Deus, mas Ele parece distante. Você ora, mas tem a impressão de estar falando com as paredes. Suas provações parecem não ter fim. Você se sente abandonado por Deus.

Quando isso acontece na vida cristã o principal motivo é o pecado (Isaias 59:2). Mas há um porém. E se nossos pecados foram confessados ao Senhor? Porque pecar todos pecamos, mas os pecados confessados dos quais nos arrependemos são perdoados. Mas e se não há pecado do qual não nos arrependemos e todos foram confessados ao Senhor? E como Jó nos sentimos como se não tivéssemos feito nada de errado? O Espirito Santo não tem nos acusado de nada e ainda assim não sentimos a presença de Deus? Você talvez chore todos os dias e suas lágrimas não parecem mais estar sendo enxugadas. Eu tenho uma coisa a te dizer: Bem-vindo ao caminho de Emaús.

O caminho de Emaús é exatamente isso, um lugar onde nos parece que Deus está morto, que estamos caminhando sem Deus e embora já nos tenham dito que Ele está vivo e saibamos que ele ressuscitou, Ele não parece estar vivo, o ânimo dos outros irmãos nos é estranho, eles nos falam de Deus o tempo todo, de como Deus é bom e tem agido na vida deles e sentimos a vida tão vazia, tão sem Deus, nos sentimos abandonados.

Como aqueles discípulos no caminho de Emaús andamos tristes e cabisbaixos, logo somos tentados a cair em pecado, afinal.. quem se importa? Aquele que mais deveria se importar, (Deus) se foi de nossas vidas. Somos tentados a abandonar a igreja e a vida cristã, procuramos alguma coisa que possa tapar esse buraco em nossas vidas, as vezes crendo num falso evangelho, as vezes caindo em pecado, as vezes simplesmente não acreditando mais em Deus, afinal, apesar de todo o seu esforço de conhecer mais a Deus, ler a Bíblia, ler livros, de ser amigo de Deus, estudar, fazer um seminário ou até mesmo quem sabe ter se tornado um pastor ou missionário, nada disso “contou pontos” com Deus, Ele não levou isso em conta, simplesmente te abandonou friamente, sem aviso prévio. Aprendemos que ele nunca nos abandonaria e agora simplesmente ele sumiu.

Chegou a hora de você aprender uma coisa, te parabenizo pelo todo seu esforço em conhecer a Deus, agora é a hora de você fazer outra coisa, é hora de você CRER. De nada vale tudo o que você aprendeu, de tudo que você sabe sobre Deus e Bíblia se você não crer.

Jesus disse que aquele que fosse até Ele de nenhuma maneira o lançaria fora. Me cite apenas uma pessoa na Bíblia que se deu mal por ter confiado em Deus até o fim. Por mais que tenhamos centenas de promessas na Bíblia, por mais que saibamos que Deus é fiel, quando passamos pelo caminho de Emaús esquecemos de tudo isso. Jesus estava certo... Como demoramos a entender. Como demoramos a crer. Como demoramos a ter fé. Deus não quer pessoas que só confiem nele nos momentos bons, mas nos ruins também.

Quando estamos mais necessitados de Deus é quando Ele mais se aproxima, gosto de acreditar que talvez este seja o motivo de sentirmos sua ausência, porque Ele está tão perto que sentir sua presença nos consumiria. Há uma antiga mensagem de natal que representa muito bem isso chamada “pegadas na areia”. A mensagem é assim:

Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do céu, passavam cenas da minha vida.

Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.

Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:

- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.

O Senhor me respondeu:

- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.

O caminho de Emaús é isso, vemos apenas um par de pegadas na areia, mas Jesus está conosco. Até quando não entenderemos? Até quando não creremos que Jesus nos ama? Que ele não nos abandonará? Não nos decepcionará? Que Ele é fiel? Que ele nos carrega nos braços quando cansamos? Até quando duvidaremos do grande amor de Deus apesar de ele ser a maior característica de Deus? Deus entregaria seu único filho para depois que você crer Nele simplesmente abandonar você? Acho que não.

Permaneça firme, quando você estiver no caminho de Emaús, não importa se você está voando, correndo ou andando (Isaias 40:31), o que importa é que você chegue até o fim, pois quando você chegar lá seus olhos serão abertos e você verá que o tempo todo Deus estava ao seu lado, é necessário que primeiro que creiamos nisso, precisamos ter fé.

A Bíblia diz que o justo viverá por fé, diz que sem fé é impossível agradar a Deus, e principalmente que a Fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova do que não vemos (Hebreus 11:1), então irmãos, precisamos ter fé que apesar de não estarmos vendo, nos momentos mais difíceis de nossa vida Deus está conosco, só em Deus você descobre o que é amor verdadeiro, Deus é alguém que realmente se importa, quando você estiver pelo caminho de Emaús lembre-se disso, tenha fé, fé de que você não está orando para as paredes, de que você não foi abandonado, de que você não está sozinho, você precisa crer, Deus quer que você creia e confie Nele. Lembre-se que quando as nuvens estão cinzas e o tempo chuvoso, apesar de elas encobrirem o sol e nos impedir de enxerga-lo, isto não significa que ele não esteja lá, você não pode ver o sol, mas ele está lá, uma hora a nuvem se dissipa, mas o sol permanece.

E não se engane, quando tudo acabar e você chegar a Emaús, guarde bem o caminho, talvez você precise voltar lá outras vezes.


Amém


Livre reprodução, desde que mantido o endereço de origem: http://gracaeverdade.blogspot.com

Caso deseje você pode deixar um livre comentário (a favor, contra, acréscimo, resumo, etc) abaixo, só não faça propaganda pois será apagada.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Já tive a oportunidade de lhe dizer td q acho desse texto.
Gostei e gosto mt dele.
Sei q se uma pessoa estiver passando por dificuldades e ler esse texto, ela se sentira mais segura. pois vai entender ou talvez so relembrar (oq ñ era para ser esquecido) q Deus esta ao nosso lado! q td dificuldade sempre tem um proposito!
Abraços...

13 de jun. de 2006, 10:31:00  
Anonymous Anônimo said...

Obrigada por me fazer pensar e por me fazer lembrar q Deus nunca nos dah um fardo maior do q o q podemos carregar. Esqueço disso as vezes, mas tenho a sorte d ter por perto pessoas como vc p/ estarem sempre me fazendo pensar e lembrar. :-)

15 de jun. de 2006, 13:05:00  
Anonymous Anônimo said...

parabens muito bom esse caminho de emaús.
as vezes se sentimos cançados e podemos ouvir la no fundo Jesus dizendo; vinde a mim meu filho sei q vc esta meio cançado, sobrecarregado, vem eu quero te aliviar, tome o meu jugo aprenda de mim q sou manso e humilde e quando vcs fizerem isso vcs acharão descanço para a vossa alma sabe por q? por q o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. MT 11:28-30.
esse é o momento de crer.
se vc crer vc vera a glória de Deus!
leve smp em conta q os teus pensamentos não são iguais os pensamentos de Deus. os pensamentos dele são mais altos q o nosso. o nosso é limnitado o dele não.
creia smp em Deus se o nosso pai q é mal sabe nos dar coisas boas imagine o nosso Deus q tem op seu coração cheio de bondade q não é mal simplesmente ele é justo.
amado q Deus possa lhe abençoar.
vc nunca esta sozinho!

nada q vc faça vai fazer q Deus mude a forma de te amar! ele te ama!
assim como em exodo nas vestimentas dos sacerdotes foi escrita em uma lâmina para colocar na testa dos sacerdotes escrita SANTIDADE AO SENHOR, que em nossas mentes estejam escritas as mesmas palavras SEPARADO AO SENHOR.
AMÉM!!!
graça e paz!!!

19 de set. de 2008, 02:14:00  
Anonymous Samir Ramos said...

Gilson, muito bom o seu texto! Parabéns e que Deus continue te usando de maneira inequívoca.

A Paz! Samir Ramos

12 de out. de 2009, 02:10:00  

Postar um comentário

<< Home