11 setembro 2006

A IMAGEM EVANGÉLICA

O evangélico não devia cultuar uma imagem de uma pessoa moralmente correta, mas sim como pessoas arrependidas e perdoadas.


Lucas 18 :10-14
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.


Alguns anos atrás se você perguntasse a uma pessoa o que ela acha dos evangélicos a resposta mais provável seria de que eram pessoas saudáveis, preocupadas com os bons-costumes, respeitosas, educadas e que valorizam e se preocupam com a família entre outras qualidades morais.
Se você perguntar a uma pessoa o que ela acha dos evangélicos hoje além da resposta acima você também encontrará pessoas que dizem que são tudo bando de safados ou fanáticos, ou as duas coisas.

Por que será que mudou tanto assim a imagem do povo evangélico?
Muitos responderão que muitas pessoas se dizem evangélicas, mas na verdade não o são, (para se ver a que ponto chegou, até mesmo igrejas que se dizem evangélicas que não o são foram criadas) mancham a imagem dos evangélicos, não “caindo na real” e observando que esta não é a imagem mais correta para designar um evangélico, por isso mesmo o erro de termos essa imagem “manchada” foi de nós mesmos por ter cultuado a imagem errada.

Devido a esta imagem errada é muito fácil hoje se fingir de evangélico, basta freqüentar igrejas e observar a sua doutrina, afinal evangélico é aquele que não bebe, não fuma, bom cidadão, trabalhador e correto, qualquer pessoa que freqüente uma igreja evangélica pode se aproveitar desta imagem que os evangélicos associaram a si mesmos, um político pode muito bem se fingir de convertido que logo será considerado um bom cidadão e honesto, angariando os votos de pessoas que confiam na imagem dos evangélicos, mas logo que eleito pode se esquecer de tudo, afinal, conseguiu o que queria e agora não precisa mais da alcunha de evangélico, daí nascem os sanguessugas.

O erro é dos evangélicos porque, ansiosos para mostrarem como são bons, estão sempre falando de suas virtudes e esqueceram um fato básico, que o evangelho é algo imensamente bom acontecendo a pessoas imensamente ruins. O evangélico não devia cultuar uma imagem de uma pessoa moralmente correta, mas sim como pessoas arrependidas e perdoadas. Esta descrição dá claramente todo o crédito a Deus ao contrário da imagem de pessoas moralmente corretas.

Hoje passamos a maior parte do tempo procurando na Bíblia justificativas para não usarmos isso ou não fazermos aquilo, ou então procuramos brechas que não existem na Bíblia para fazermos isso ou aquilo, viramos advogados bíblicos, legalistas, não é muito difícil ouvir um sermão condenando coisas imorais, mas dificilmente ouvimos um sobre a superabundância da graça em relação à abundância do pecado. Que não importa o tamanho do pecado há sempre um perdão infinitamente maior para quem precisa.

Na verdade nunca ouvi um sermão sobre a parábola do fariseu e do publicano, um agradeceu a Deus por suas bênçãos, porque não era ladrão, não adulterava, não praticava o mal, nem era cobrador de impostos, jejuava duas vezes por semana e dava do dízimo. O outro tinha problemas morais, sua vida não era um exemplo e não conhecia teologia. Um orava com eloqüência, enquanto o outro dizia sete palavras simples : “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” Mas quem foi para casa justificado?

Os Fariseus cheios de justiça tiveram pouco impacto na história, a não ser por um breve momento, em um canto remoto do Império Romano. Mas os discípulos de Jesus – grupos de homens geniosos, nos quais não se podia confiar, e cheios de falhas – ficaram bêbados com o poder de um evangelho que ofereceu perdão, de graça, para os piores pecadores e traidores. E Eles conseguiram transformar o mundo.” ( Phillip Yancey. Perguntas que precisam de respostas, Pag. 121)

Chegou a hora de mostrarmos quem realmente somos, não pessoas morais, mas pessoas pecadoras e dignas de desprezo, mas que em algum lugar da história de nossas vidas, o poder a graça do evangelho nos restaurou, dando assim toda a glória a Deus. Quando começarmos a parar de anunciar aos quatro cantos que somos pessoas moralmente corretas e começarmos a anunciar que somos as pessoas mais imorais que existem mas que Deus nos perdoou mesmo assim, aí sim estaremos verdadeiramente mostrando o que é um evangélico e talvez tal qual os primeiros discípulos que aceitaram com tamanha alegria essa boa-nova, comecemos a transformar o mundo.
Graça e Verdade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16244463
Por Gilson Junior, livre reprodução desde que mantido o endereço de origem http://gracaeverdade.blogspot.com
\/
\/
\/
\/
\/
\/
\/
Nova seção: O que estou lendo?
Aqui eu direi o que estou lendo, basta clicar na imagem para mais informações, criei esta seção pois muitas vezes o que estou lendo influencia a postagem.

Perguntas que precisam de respostas. Philip Yancey. Ed. Textus
Estou lendo também a Bíblia Sagrada, livro de Jeremias.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E Q SUPERABUNDADE GRAÇA!

Gostei do texto, achei curtinho, mas super objetivo!

E voltamos a alguns textos q ja foram postados: as pessoas estão mt preocupadas com sigo msm q ñ conseguem olhar parar Deus como Ele realmente é: o Deus da infinita graça.

Sem falar dessas heresias q estão aparecendo cada vez mais. =x

11 de set. de 2006, 15:03:00  
Blogger Betinho Ribeiro said...

Belissímo texto.
Na verdade tenho visto que nós seremos humanos temos uma tendencia de nos colocar como personagem principal em qualquer estória, mas dentro da História o personagem principal é Cristo e sou apenas um mero coadjuvante,
mas muito grato por participar desse filme.

Betinho

Graça e Paz!

16 de out. de 2010, 09:11:00  

Postar um comentário

<< Home