21 junho 2010

O ZELO






Estava assistindo um seriado na OiTV que não me lembro do nome agora, é um destes seriados tipo plantão médico.


Neste episódio o rapaz que sofreu um acidente de carro precisava amputar a pena, caso contrário morreria, era impossível não perder a perna, mas para fazer o procedimento precisavam da permissão dele.


É claro que foi difícil convencê-lo, ele não queria perder a perna, foi necessário uma equipe para ajudá-lo, médicos, família, amigos, todos tentaram convencê-lo a amputar a perna e que era possível levar uma vida normal sem ela, no fim ele aceitou a amputação e sobreviveu.


Fiquei meditando na dificuldade de tomar uma decisão destas e logo me veio a mente os versos de Mateus 18.8-9 Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.


Esta mensagem de Jesus é bem clara, Jesus está falando que devemos retirar de nossas vidas o pecado, mas o que muitos fazem ao lutar contra um pecado em sua vida é desistir, perder a batalha e dizer algo como “eu já tentei, mas não consegui”.


As vezes nós pregadores passamos uma visão de que somos extremamente santos e que não enfrentamos os mesmos problema com o pecado, mas a verdade é que enfrentamos.


Irmãos, vamos olhar direito para estes versos, Jesus não está dizendo que tirar o pecado de nossa vida é uma coisa fácil, ele compara a amputação de um membro do nosso corpo. Ele está dizendo bem claramente que se você quiser vencer o pecado terá que fazer um sacrifício. Abandonar, lançar fora algo que é muito valioso para você.


Há também outra verdade escondida neste verso, você não conseguirá vencer alguns pecados sozinho. Certas “amputações” fazemos sozinhos com o auxílio de algum aparelho como corte de cabelo, corte de unhas, aparar pelos, etc. São pecados que podemos passar e vencer junto com Deus facilmente.


Porém há pecados que estão tão presos em nossa vida que sempre estivemos com ele, considerando-o normal e aceitável, que precisaremos de uma equipe. Esqueça qualquer filme que você já viu, eu diria com quase absoluta certeza que ninguém conseguiria sozinho arrancar fora o olho, braço, mão, perna, etc.


Nem no passado, nem hoje é feito desta forma. Para isso é necessário uma equipe para amputar o membro que castiga a pessoa, como é feito nos hospitais em cirurgias extremamente complexas.


Irmãos, eu sonho com um dia em que a igreja, como na igreja primitiva, cada membro poderá dizer claramente seu pecado sem ser julgado por isso.


O que eu vejo hoje como o maior pecado da igreja não são teologias errôneas, não são escândalos ou aceitarmos falsos profetas em nosso meio sem nada fazer e questionar, chegando ao ponto de chamá-los de irmãos.


O maior pecado da igreja, tanto meu quanto o seu é a falta de zelo.


O que é o zelo?


Zelo é confirmar o que dizemos fazendo o que dizemos? NÃO. Isto se chama sinceridade. Sinceridade é viver o que pregamos, viver o que falamos, ser quem somos sem fingir que somos o que não somos, é ser um cristão autêntico. Fingir-se de cristão não o sendo é ser insincero.


Então o que é zelo? O que é ser zeloso?


Ser zeloso é sentir o que dizemos. É por sentimento em nossa sinceridade em nosso modo de vida, não apenas dizer que amamos ao Senhor, mas sentir amor por Ele, não apenas dizer que amamos nossos irmãos e viver isso, mas também sentir isso.


As vezes eu digo que muitos conhecem e sabe recitar de cabeça João 3.16-18 mas se você por o número “1” antes ficará 1João 3.16-18, mesmo capitulo, mesmo versículo, mesmo autor, outro livro mas poucos sabem de cabeça o que 1 João 3.16-18 diz.


Leiamos


João 3.16-18


16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.


Todos lembramos, uma das passagens mais conhecidas da Bíblia, agora veja a epístola.


1João 3.16-18


16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.


O zelo é uma qualidade dos cristão que se importam. Importam-se com Deus, com a sua glória e com o seu Cristo e depois se importam com todas as pessoas. Zelo também pode ser entendido como cuidado, mas não um cuidado excessivo a ponto de mimar, mas um cuidado a ponto de se preocupar.


Vocês repararam que eu não disse que o zelo cristão é um zelo pelo próprio “eu”?


Irmãos, a cada dia que passa e conheço novos crentes e converso com eles, acho incrível como a mentalidade contemporânea do cristão está mudando radicalmente. O que define seu centro de pensamento é uma excessiva superioridade do “eu” sobre Deus.


Eles fazem o que querem, quando querem, e dizem que é aceitável ao Senhor que Deus não liga para essas coisas.


Falam palavrão como se fosse algo normal e Deus não se incomodasse.


Fazem sexo antes do casamento como se Deus não se importasse, desde que haja amor...


Assistem pornografia e deixam de ir a igreja para ir a shows como se Deus não se importasse.


Vivem tão no mundo que não se sabe a diferença entre um cristão e um não-cristão. Como se Deus não se importasse.


E usam a desculpa que somo salvos pela graça, que não há nada que possamos fazer para sermos salvos e Deus nos ama e não importa o que fizermos, Ele nos perdoará e nos aceitará em seu Reino.


Quando critico este comportamento evangélico sou logo taxado de santarrão e legalista. Eu, que muitos conhecem como defensor e estudante da graça. Defendo e conheço tanto a graça a ponto de saber que ela é de graça para mim mas custou um grande preço para Deus e não devemos abusar da graça, aquele que abusa dela ainda não a conheceu realmente.


A estes eu digo, tolos, idiotas e neófitos. O que andam fazendo com a Bíblia de vocês? Porque não a tiram de baixo do braço e a leem? Ignoram o que está em Lucas 6.46?


E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?


Vamos contextualizar este verso, vamos pô-lo numa linguagem contemporânea na língua portuguesa.


Os hebreus quando queriam enfatizar algo repetiam este “algo” 2 vezes. Quando nós queremos enfatizar algo, colocamos em negrito, em maiúsculas ou mudamos o tom de voz, por exemplo: "Marque apenas as alternativas que NÃO estiverem corretas". Viram como enfatizamos o NÃO? Na forma falada subimos um pouco o tom de voz, os hebreus para enfatizar repetiam 2 vezes, portanto trazendo para o português e numa linguagem contemporânea o que Jesus quer dizer é: “Por que me chamais de SENHOR se vivem como se não tivessem vos deixado mandamento algum?”


Jesus de fato deixou para nós 2 mandamentos, ele deixou também vários ensinos éticos, ele veio para nos mostrar a ética do Reino e pediu que vivêssemos essa ética, ou seja, que procurássemos o máximo possível viver “aqui” como se já estivéssemos “lá”.


Os dois mandamentos deixados por Jesus estão bem representados em Marcos 12.29-31


29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. 31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.


Muitos dizem ser estes dois mandamentos são na verdade um resumo dos 10 mandamentos da Lei.


Dizem que a parte de amar a Deus significa adorá-lo, separar um momento de adoração, não fazer imagens, etc. E que a parte de amar o próximo é não adulterar, não mentir, não matar,etc...


ELES ESTÃO ERRADOS.


Jesus não veio facilitar as coisas, ele não veio repetir a Lei, ele ampliou a lei. A Lei seguia e muito uma ética humana, Jesus veio substituir essa ética pela ética do reino que é muito maior.


Os israelitas não conseguiram entender o propósito da Lei. Ela veio para mostrar o pecado, que todos pecamos, e não para usá-la em uma competição de quem é mais santo que quem. Veio para que pudessem reconhecer a condição de pecadores e assim ajudar outros na mesma situação numa posição de humildade.


A lei permitia que um judeu discriminasse um samaritano. Hoje não pode mais.


Ela dizia olho por olho, dente por dente. Hoje não pode mais.


Ela dizia para apedrejarmos quem não cresse em Deus. Hoje quem não tem pecado que atire a primeira pedra. Hoje não pode mais.


Ela dizia FAÇA POR OBRIGAÇÂO. Hoje ela diz FAÇA POR AMOR.


Apesar disso não conseguimos nos livrar completamente do pensamento judeu sobre a Lei. Digo isso por que estamos mais preocupados com o que queremos fazer, ser, onde estar e em obter prazer e riquezas deste mundo, a sermos vencedores aqui do que com o Zelo pelo próximo.


O zelo nasce de um verdadeiro amor, um genuíno amor e não por algo mecânico. É quando você reconhece sua condição, tem visto a graça de Deus em sua vida e compartilha com o teu próximo. O zelo dos médicos em amputar a perna daquele paciente do seriado é o mesmo zelo que deveríamos ter pelos irmãos.


Nossos irmãos, alguns deles , tem sérios pecado s a enfrentar e não conseguem se abrir e pedir ajuda, por que nós somos capazes de enxergar a nossa real condição de pecadores, mas agimos como se houvesse alguma justiça em nós mesmos, esquecendo que fomos justificados.


É como um mendigo que passa fome e pede esmolas todos os dias até achar um bilhete da mega-sena premiado e depois de certo tempo, ao passar por um mendigo, passando fome e pedindo esmola, o manda ir trabalhar, como se ele não fosse fazer isso se pudesse. Por que ele não compartilha um pouco de sua fortuna com Ele?


Mateus 25.31-46


31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; 33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. 44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. 46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.


Irmãos, chegou a hora de manifestarmos o amor de Deus em nossas vidas, que somos pessoas transformadas, que agimos não como o mundo, mas diferente dele, porque seguimos não a ética, ideias e pensamentos do mundo, mas uma ética, ideal e pensamentos do Reino.


Temos zelo e nos importarmos com as pessoas por que nos importamos com Deus e sabemos o valor de cada um para Ele. Se você se acha valioso para Deus, saiba que Ele não faz acepção de pessoas e teu próximo tem o mesmo valor que você para Deus.


Se importe com Deus, se você realmente se importar com a glória de Deus, se importará com as pessoas.


Eu sonho com uma igreja em que uma pessoa possa dizer “eu estou com problemas com álcool”, “eu sou viciado em drogas”, “eu maltrato meu cônjuge”, “estou profundamente tentado a pecar”, “eu sinto atração por pessoas do mesmo sexo”, etc. E quando ela disser isso, ao invés de receber rejeição e a ordem de ir se converter, ter uma equipe pronta para ajudá-lo a amputar o pecado da sua vida, com a sincera preocupação de que ele não queime no inferno.


Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mateus 7.5)


O ensino de Jesus contido aqui é claro, temos uma trave em nosso olho enquanto condenamos o cisco no olho do irmão, Jesus está dizendo que também somos pecadores e devemos nos lembrar, e nunca esquecer, de que fomos perdoados, justificados e estamos sendo santificados e toda obra pertence a Ele e portanto em retribuição a esta dádiva devemos nunca nos esquecer de onde viemos e quem somos. De lembrar que também temos não um cisco, mas uma enorme trave de madeira em nossas vidas que foi perdoada e por isso que devemos sempre considerar nossos pecados maiores que os do irmão.


Se ignorares isso, achas que não irás para o inferno?


Ele teve sede e não destes de beber, frio e não o vestistes, fome e não o alimentastes (...)


Ele teve tudo isso porque você estava preocupado demais com sua vida, com seu "eu", preocupado demais para parar e pensar que estava descumprindo os 2 únicos mandamentos deixados por Jesus.


E o chama de Senhor, como se ele não tivesse deixado mandamento algum para você cumprir. E quando falo para cumprir estes mandamentos, sou taxado de legalista. Mas não ligo. chame-me de legalista, esteja a vontade, mas se rejeitas a água que te ofereço tendo sede o problema é teu e não mais meu. Pois tendo sede te dei de beber, mas rejeitaste, te dei de comer enquanto tinha fomes mas ignoraste.


Não podemos viver de maneira igual de quando nos convertemos, Jesus disse que os que o confessassem diante dos homens Ele os confessaria diante do Pai, mas os que o negassem Ele os negaria diante do Pai. Sua vida tem confessado ou negado o Senhor diante do mundo? O mundo vê alguma diferença em você ou você é só mais um no meio deles?


Você diz: LEGALISTA. Eu digo: Não vivo como se o Senhor não tivesse deixado mandamento algum para o viver cristão. Vivo na graça, mas sou salvo e demonstro a salvação em minha vida.


Quer saber se és salvo? A salvação tem 4 fases:


1. A regeneração -> Quando Ele nos faz nova criatura, perdoa nossos pecados diante de nosso arrependimento e fé


a. Arrependimento implica mudança no nosso “eu” abandonar o velho “ser” pra que o novo “ser” testemunhe a regeneração


b. A fé é a confiança e aceitação de Jesus, a crença que fomos reconciliados com Deus e entregamos nossa personalidade a Ele para ser moldada segundo seus padrões.


2. Justificação -> Diante da nossa conversão somos absolvidos dos nossos pecados e Ele nos declara justos e nos capacita para uma vida de retidão.


3. Santificação -> Em que somos a cada dia transformados na imagem Daquele que é perfeito, Jesus, e adotamos a mesma personalidade e comportamento Dele.


4. Glorificação -> Quando podemos como Paulo dizer “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” e somos levados a presença e Deus pai.


Diante destas coisas você pode dizer que é salvo? Você chegou realmente a dar o primeiro passo, o passo do arrependimento? Ou como diz a Bíblia “Arrependam-se e convertam-se dos seus maus caminhos”


A palavra “conversão” carrega em si própria um sentido de mudança.


A água em seu estado natural é liquida e se chama ÁGUA


Se a convertemos a um estado sólido ela não se chama mais água , nem é mais água é GELO.


A água tem seu propósito, ela mata a sede, cozinha alimentos, ela faz várias coisas.


Mas o propósito e modo de ser do gelo é totalmente diferente, tanto que se esquecemos do gelo fola da geladeira nos decepcionamos “ahhh! descongelou e virou água de novo.”.


Da mesma forma o homem em seu estado natural é pecador e vive de acordo com seu estado natural seguindo seu propósito natural, mas quando é convertido ele se chama de cristão, salvo, remido, justo, santo e não funciona mais da mesma maneira que funcionava antes.


Assim como apesar do gelo possuir as mesmas propriedades da água ele não se comporta mais como água, assim não deixamos de ser pecadores mas não nos comportamos mais como tais, como se Jesus não tivesse mandado mudar nosso estilo de vida, o que ele disse para as pessoas "teus pecados estão perdoados" mas também dizia "vá e não peques mais".


Quão cristão você tem sido, quanto zelo pela igreja, por seus irmãos, pelos perdidos tem te consumido? Você se preocupa? Se importa? Tenta e se oferece a ajudar?


Saia do seu estado natural hoje, saia pondo o seu “eu” de lado e deixando seu “eu” ser transformado e convertido em outro estado.


Arrependa-se do seu pecado, da falta de zelo pelas coisas de Deus, livre-se da trave do teu olho para retirar o cisco do teu irmão.


Seja um cristão autêntico e não alguém que finge ser cristão.


Eu falo estas coisas por zelo, pois é fato que alguns de vocês vão para o inferno, eu não sei quem, mas esta pessoa sabe e pode admitir isso para si.


Curioso é ver que quem não amputa o membro irá para o inferno, mas aqueles que sabiam e não ajudaram, que o ignoraram terão o mesmo destino e por quê? Ambos viveram como se Jesus não tivesse deixado o mandamento de amar.


Hoje se prega um evangelho mamão-com-açucar, sem transformação de vidas e só se fala nas bênçãos que receberemos e aquilo que Deus tem reservado para nós. Não se enganem estreita é a porta e estreito o caminho para a salvação.


Vamos hoje mudar de duas maneiras.


Admitindo que somos pecadores e precisamos de Deus e arrependidos encontrando-o.


E pela alegria desta dádiva, ajudar nossos irmãos a também vencerem o pecado que domina a vida deles.


A você que tem um pecado e não consegue derrotá-lo eu digo, não desista, persevere, você vai conseguir. Só precisa encontrar uma equipe de irmãos zelosos


Que Deus levante pessoas zelosas em nosso meio.


No Salmo 69.9a Davi escreveu “O Zelo pela tua casa me devorou”


Que o zelo pela atual casa do Senhor possa nos consumir a cada dia.


Isaías 9.6-7


6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7 Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o ZELO do SENHOR dos Exércitos fará isto.


Graças te dou ó Deus por ser um Deus ZELOSO. Tu te preocupas comigo para me ensinar a me preocupar com os outros e a deixar de olhar para o meu próprio umbigo. Tire a cada dia a trave do meu olho para ver o cisco no olho de meu irmão.

Seguir os mandamentos de Cristo não é ser legalista, é ser cristão. Cristão pela graça mas por amor cumpro os mandamentos.


Amém.

1 Comments:

Blogger PASTOR ACCONCI said...

BOM DIA: A PAZ: Lindas suas reflexões, vc é um poeta, realmente muito profundo este mergulho espirtual. Quando somos zelosos somos tachados de legalistas, sistemáticos, ja´fui chamado de ditador! Irmão, sinceramente acho lindos os hinos da harpa, e sempre peço para a Igreja louvar alguns( mas o rebanho acha chato!)e sou legalista, percebe? Em contrapartida quando a ministração excede o horário das 21:30 horas, pois há pessoas solicitando auxílio, reclama-se qeu o horário deve ser rigoroso, qeu o "anjo da Igreja" deve ter pulso firme. Ao sermos zelosos quanto a manutenção da estrutura admnistrativa organizacional somos rigorosos, quando ensinamos um texto taxativo, pragmático,dogmático, apologéticoex: "Arrenpedei-vos..." somos "fascistas", quando pregamos um texto suave de ministração de curas somos "pregadores de rosas". Ao solictarmos aos pais da jovem que peça pra não usar calça branca de cintura baixa com piercyng e lyngerie vermelha somos 'caretas", ao proibir tatuagens somos "reacionários". É sério, quando primamos pela ética no altar não agradaremos todos, não traremos sorrisos e polpudas ofertas, mas com absoluta certeza teremos um rebanho alimentado com pasto verdejante e agua cristalina.
Amado de Deus penso ser tão simples: preguemos a Palavra de Deus pura e simples, sem particularismos nem interpretações esdrúxulas e com certeza o nosso zelo trará as almas.Reitero lindísima esssa postulação escrita pelo irmão, pareceu-em que tinhamos conversado na sala de minha casa.
PR CLAUDIO ACCONCI
prclaudio-acconci@bol.com.br
pastoracconci.blogspot.com
12 3672 34 47
12 9725 82 23

31 de ago. de 2010, 11:05:00  

Postar um comentário

<< Home