11 dezembro 2009

MELHORES OPÇÕES

As vezes nossas "melhores opções" não funcionam como esperávamos


GÊNESIS 13
1 Subiu, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló.
2 E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.

3 E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai;
4 Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do SENHOR.
5 E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
6 E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.
7 E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.
8 E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.

9 Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
10 E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
11 Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
12 Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas c
idades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma.
13 Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.
14 E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;
15 Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada.
17 Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.
18 E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR.


Vemos nestes versos que Abrão e Ló prosperaram tanto que chegou uma hora que eles tiveram que se separar. Ló “viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada” (verso 10) e tomou a decisão que achou melhor para si, era a opção mais objetiva, mais adequada, mais óbvia, era como escolher entre batata frita e jiló frito.


Muitas vezes como Ló, temos diante de nós situações em que temos que tomar decisões. Temos que encontrar uma solução para o problema o mais rápido possível e diante das opções diante de nós escolhemos aquela que nos parece melhor e mais óbvia “é a melhor opção” dizemos para nós mesmo ou para os outros. Mas muitas vezes acontece que a “melhor opção” nos traz mais problemas ainda como trouxe para Ló. Ló foi aprisionado e Abrão teve que ir em seu socorro e depois quando conseguiu implementar a sua tal “melhor opção” ou seja, chegou em Sodoma, teve que viver em uma cidade totalmente pecaminosa , cujas atitudes levaram o Senhor a destruí-la.


O estupro e o assassinato eram coisas triviais na cidade, homens estupravam homens e mulheres, talvez mulheres também estuprassem homens e às vezes o estupro era até a morte da pessoa. E não era uma pessoa apenas não, eram dezenas de pessoas estuprando uma só o que por diversas vezes levava a morte da vítima. E era uma coisa trivial, uma coisa normal naquela cidade o mesmo acontecia com assassinatos.


Como isso era ruim para Ló, um homem que vivia em santidade ao Senhor, levando uma vida totalmente diferente do restante da população e sendo ameaçado constantemente de estupro, sofrer violência e ser morto, como ele devia estar arrependido de ter tomado aquela decisão.
Às vezes nossas “melhores opções”, nossas decisões, não funcionam como esperávamos e nos levam a outro problema, achamos que estamos fazendo o melhor, mas na realidade não estamos fazendo, no final das contas o Senhor destruiu Sodoma, mas poupou a Ló e sua família que foram morar em outra cidade. Porque Ló não foi direto para esta “outra cidade” sem passar por Sodoma? Será que ele olhou para esta cidade e não a viu como a melhor opção no momento? Porque?

Porque Ló não consultou ao Senhor quanto ao que deveria fazer, que atitude deveria tomar. Quando lemos mais à frente neste texto, a atitude de Abrão foi totalmente diferente, vemos que Abrão esperou a resposta do Senhor quanto aonde ir, Abrão não teve problemas com uma população violenta.

Temos a mania de querer achar soluções para nós, mesmo dizendo que somos dependentes de Deus queremos manter uma certa independência. Dizemos que confiamos Nele, mas não esperamos sua resposta, precisamos e queremos soluções rápidas e imediatas e lá vamos nós de novo escolher a “melhor opção” que só vai nos trazer mais problemas.

Você nem sabe o que fará amanhã, o máximo que você sabe é que acordará, irá trabalhar, irá estudar, etc... Você não sabe quantas vezes respirará, tudo o que comerá durante o dia, mas o Senhor sabe de todas estas coisas, ele sabe tudo, e não só o amanhã, mas todos os dias da sua vida pelo resto da sua vida, ele sabe cada passo que você dará, cada pensamento que você terá, cada respiração, cada doença, cada problema e cada decisão que você tomará.

O que eu acho estranho é que mesmo tendo um Deus assim as pessoas não o buscam na hora de tomar decisões, principalmente as de longo prazo. Separação, divórcio, noivado, casamento, compra de carro, filhos, compra de imóvel... Tomamos essas decisões sem saber como será o amanhã.

Casamos achando que é a melhor opção e passamos a ter um casamento infeliz.
Divorciamos achando que é a melhor opção e vivemos infelizes e com filhos tristes.
Noivamos sem consultar ao Senhor e o noivado termina deixando corações partidos.
Compramos um carro financiado em 80x e ficamos endividados, tendo que se livrar do carro.
Compramos uma casa para pagar em 15 anos sem consultar ao Senhor e perdemos o emprego e a casa no meio do caminho.




No final das contas, acabamos infelizes e perguntamos "como Deus pode permitir que isso aconteça?" “Ele não se importa comigo?” você pergunta. E esquecemos que nunca o consultamos quanto ao que devíamos fazer, quanto à decisão que deveria ter sido tomada. Escolhemos o que achamos ser a “melhor opção” e amargamos agora a infelicidade e os problemas de ter feito essa escolha.

A única maneira de tomar a melhor decisão é consultar um especialista, se você não sabe consertar um computador caríssimo, você nem vai mexer nele., camará um técnico especializado, ou então, aquela TV de LCD caríssima... Com certeza você chamará o técnico. Quando temos uma coisa valiosa e cara não arriscamos nós mesmos a consertar, chamamos um especialista ou a assistência técnica então que valor você tem dado a sua vida para não chamar o especialista e assistente técnico da Vida? Deus é o criador da vida, conhece todos os defeitos e sabe o que precisa ser consertado.

Deus mesmo já tinha dito “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos” Zacarias 4.6
Não por força, nem por poder, não pelos seus próprios esforços, não pela sua inteligência, mas pelo Espírito de Deus.

Muitos cristãos não agem como se tivessem o Espírito Santo, agem como se o Espírito Santo fosse mero adorno em suas vidas, esquecendo que “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” Romanos 8.26

Quando temos diante de nós uma decisão importante a tomar, devemos ao invés de buscar a “melhor opção” diante de nós, buscar a Deus como a melhor opção.
Mas e quando oramos e não temos nenhuma resposta de Deus?
Abrão não precisou esperar muito para receber a resposta de Deus, ela veio logo depois que Ló se foi (verso 14), Deus disse para onde Abrão deveria ir.
"Então porque Deus não me responde?"
Você não pode culpar a Deus por não te responder se tem uma vida toda em pecado.

Isaias 59
1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça

O Cristão deve andar de modo digno da vocação a que foi chamado, deve viver uma vida de santidade. Hoje muitos cristãos vivem em pecado, sem se arrepender deles como se fosse a coisa mais comum no viver cristão. Estão certos que o amor do Senhor os perdoará se esquecendo que Deus é um Deus de amor, perdão e misericórdia, mas também um Deus justo que julgará segundo a reta justiça.

Não podemos esquecer que sem santidade ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14), portanto também podemos dizer que sem santidade ninguém vê o Senhor. Antes de ser perguntar porque Deus não te responde verifique como está sua vida diante dele. É hora de nos arrependermos de nossos pecados e seguir uma vida de santidade. E como fazer isso? Mais uma vez “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos” Zacarias 4.6

João 18
7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

O Espírito do Senhor não é mero adorno em sua vida, mas o poder de Deus para que você possa levar uma vida santa, uma vida de oração, uma vida de plena confiança e dependência de Deus. A capacitação você tem, basta que se tenha uma real vontade de viver uma vida santa odiando o pecado e se esforçando a lutar contra ele.

Caso você tenha uma vida de santidade não podemos esquecer que somos imediatistas, queremos soluções de imediato e se soubermos de uma implementaremos o mais rápido possível. Deus sabe qual a melhor opção, mas se te dizer agora você irá querer implementá-la agora e embora ela seja a melhor solução, o “agora” não é o melhor momento para implementá-la, então espere a resposta do Senhor. Ele dará a resposta na hora certa.

Esta mensagem é para aquele que se diz crente e vive uma vida toda em pecado não culpar a Deus pelas coisas que acontecem em sua vida, antes se arrependa e creia.

Esta mensagem é para aquele que diz confiar no Senhor, mas está sempre escolhendo a sua “melhor opção” ao invés de buscar a “melhor opção” de Deus, para que ele pare de se enganar, também se arrependa do seu pecado e realmente passe a confiar em Deus.

Esta mensagem é para aquele que ainda não crê no Senhor e não aceitou Jesus como Salvador, para ver que muitas vezes os problemas em sua vida é porque ele não busca o especialista da vida. Aceite o Senhor Jesus como seu salvador pessoal, pois ele é a assistência técnica da vida e pode corrigir o problema.

Lembre-se que a sua mudança de atitude pode restaurar tudo, Deus tem o poder de restaurar todas as coisas, aquele casamento infeliz pode se tornar um casamento feliz, o casamento que acabou em divórcio e deixou seus filhos tristes pode ser restaurado, o noivado, a dívida, a casa... Deus pode restaurar todas as coisas se você parar de escolher as suas “melhores opções” e deixar Deus te indicar o caminho que você deve tomar em sua vida.

A partir de hoje, vamos como primeira atitude, escolher a melhor opção, a de por os joelhos no chão. Se você não fizer isso, vai chegar uma hora, em que não haverá mais “soluções” nem “melhores opções” a escolher, você não saberá mais o que fazer. Tudo o que te restará a fazer é dobrar os joelhos e orar, então você descobrirá que é o que você deveria ter feito desde o começo. E que Deus tenha misericórdia para que não seja tarde demais.

2 Comments:

Blogger Gustavo Couto said...

amem !!! Devemos escolher a melhor opção de Deus !!!! ele sim sabe o que é melhor pra gente ,não o importa o que seja ninguem conhece melhor a nossa vida , o nosso futuro , as nossas necessidades do que o Senhor !!! Toda honra e toda glória ao Senhor Jesus!!

23 de fev. de 2010, 19:29:00  
Anonymous Anônimo said...

cara, gostaria de saber como uma mulher estupra um homem! kkkkkk

19 de dez. de 2010, 00:10:00  

Postar um comentário

<< Home