26 junho 2006

MINISTÉRIOS DE LOUVOR

Para se louvar é antes necessário adoração, para adorar é necessário ser adorador, para ser adorador deve-se levar uma vida à luz da palavra de Deus.


Afinal, o que é “ministério de louvor”? Você sabe o que é louvor? Você sabe a diferença entre louvor e adoração?

Eu já expliquei o que é adoração em uma postagem anterior intitulada “adoração extravagante”, recomendo a leitura antes de ler este postagem para melhor entendê-la, pois só tratarei de explicar aqui o que é louvor.

O Aurélio define louvor como: elogio, encômio, glorificação, exaltação. O Salmo 150 nos mostra locais, motivos e maneiras diferentes de se louvar a Deus.

Salmo 150 (NVI)

1 Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento.

2 Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza

3 Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa

4 Louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas,

5 louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes.

6 Tudo o que tem vida louve o Senhor” Aleluia.

Se prestarmos atenção no Salmo 150, veremos a diferença entre adoração e louvação, ele só fala de coisas externas ao homem, das coisas em seu exterior ou ao seu redor, como expliquei na postagem “adoração extravagante” a adoração é interna, já o louvor é totalmente diferente da adoração, o louvor é externo. O verdadeiro louvor é uma manifestação visível da adoração que é invisível, ele é o resultado da adoração. O louvor tem o objetivo de exaltar a Deus e, portanto, o louvor não é exclusivo da música.

Louvamos a Deus quando obedecemos as suas ordenanças. Louvamos a Deus quando estudamos a sua Palavra. Louvamos a Deus quando oramos. Louvamos a Deus quando pregamos a sua Palavra. Podemos louvar a Deus de várias maneiras.

Daí eu sempre escrever “ministério de louvor” entre aspas, pois eu assim escrevo porque assim se auto-intitulam. E se auto-intitulam erroneamente, pois louvor não é ministério, o louvor não pode ser ministrado, tal fato não é bíblico nem mesmo possível, pois o louvor é uma manifestação PESSOAL da adoração, os ditos “ministério de louvor” ministram não o louvor, mas a música, pois é isso que é ministrado, a música é ministrada e ela pode sim produzir um tipo de louvor (há várias maneiras de se louvar), mas ainda assim o que é ministrado é a música e não o louvor.

Música é música, louvor é louvor, são duas coisas distintas e da mesma maneira que na adoração só Deus pode saber quando uma pessoa está adorando, o mesmo acontece com o louvor, pois o louvor é um resultado (efeito) da adoração (causa), posso exemplificar isso melhor no verso de Hebreus 13:15 (Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.) Fruto dos lábios é o louvor e os que confessam o nome de Jesus são adoradores. E como só Deus pode dizer quem realmente confessou o nome de Jesus como salvador, quem é um adorador ou não, logo só Deus sabe quando uma pessoa está louvando ou não e nos dias de hoje quando há tanto estrelismo no meio evangélico, tantos se considerando melhores ou mais importantes que outros e tantos querendo apenas aparecer, não é muito difícil encontrar pessoas que apesar de cantarem ou tocarem na verdade não estão louvando, apenas cantando ou tocando instrumentos.

Para se louvar é antes necessário adoração, para adorar é necessário ser adorador, para ser adorador deve-se levar uma vida à luz da palavra de Deus.

Algumas pessoas já me criticaram pelo fato de eu me prender tanto a detalhes, as palavras, como por exemplo, neste tópico poderiam alegar “o que importa é que eles estão fazendo o trabalho deles”, eu não vejo assim, o que vejo é que o nome “ministério de louvor” é um sintoma bem claro de que as pessoas ainda não entenderam o que é louvor, vejo com o sintoma de que as pessoas não se preocupam tanto com a verdade do Deus a quem servir. Como uma pessoa pode saber se está realmente louvando sem saber o que é louvor? Seria o mesmo que pintar um quadro sem saber o que é tinta e pincel. Para pintar o quadro você precisará ter conhecimento prévio do que será necessário para que o quadro fique pronto: pincéis, tintas, tela, etc. Com ou louvor é a mesma coisa. E onde eu encontro o que é necessário para louvar? Na Palavra de Deus, chegou a hora de parar de seguirmos modismos e nos prender somente a Bíblia, nossa única regra de fé, chegou a hora de pararmos com achismos, revelações extra-bíblicas e experiência pessoal e fundamentar e confirmar o que aprendemos, achamos e ouvimos a luz da Bíblia, pois ela que é a revelação de Deus a nós. O mundo pode dar muitas voltas, o que é hoje pode amanhã não ser mais, mas a Palavra de Deus nunca muda e permanece para sempre, se preocupe apenas em entende-la e se aprofundar nela, só a Palavra basta.

Que os ministérios de música possam adentrar novamente as igrejas, pois quando há um trabalho com a música há uma preocupação com a qualidade dela, uma preocupação de que a música tem fundamento bíblico, está de acordo com os preceitos de Deus, pois já vi sendo cantadas muitas músicas com letras anti-bíblicas em igrejas como se fosse louvor e uma simples pesquisada na Bíblia refutaria tal música e para mim isso acontecer é inadmissível, chegou a hora de tomarmos cuidado e não aceitar tudo o que é dito mesmo por igrejas e pastores de grande fama ou queridos, chegou a hora de sermos como os bereanos (Atos 17:11,12) e passarmos pesquisar e confirmar sempre na Bíblia as coisas que nos dizem antes de as pormos em prática, chegou a hora de voltarmos a sermos protestantes e não somente evangélicos, de estarmos sempre reformando, sempre em busca da verdade pois ela que é nossa arma contra a mentira de Satanás.

Que os ministérios de música renasçam novamente e cantem músicas realmente bíblicas, ao contrário de muitos “ministérios de louvor” que se preocupam mais em tocar o coração dos que estão presentes no local, pois este é um trabalho exclusivo do Espírito Santo, e quando tentamos fazer isso no lugar Dele não passa de pura ministração de emocionalismo.


Por Gilson Junior.

Livre reprodução desde que mantida a referência da origem: http://gracaeverdade.blogspot.com