VERDADE?
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8.32)
Vivemos em uma época em que há várias doutrinas e vários Jesus, cada um pensando de modo diferente, há o Deus do retetê, O Deus do cai-cai, o Deus vive pedindo dinheiro e o Deus que não condena ninguém.
No meio de tantas falsas teologias agora há quem diga que a verdade não pode ser conhecida. Parece o caminho mais político mas seria ele o melhor? Estive debatendo com uma pessoa que se diz cristã que afirma que como somos seres falíveis e imperfeitos não podemos conhecer a verdade sobre Deus. Porém esta pessoa não soube me responder o seguinte: se não podemos conhecer a verdade sobre Deus. Esta afirmação é uma verdade sobre Deus. Então ela não pode ser verdadeira pois você diz que não é possível conhecer a verdade sobre Deus. Como você me explica isso?
É incrível dizermos que não podemos conhecer a verdade, é tão ilógico e insensato, mas ao mesmo tempo esta idéia pós-modernista e sem sentido ganha cada vez mais adeptos. O incrível é que dizendo não ser possível conhecer a verdade exigem saber a verdade de nossos médicos, querem que os labaratórios famacêuticos escrevam a verdade nas bulas dos remédios, querem receber o troco verdadeiro das compras, etc... Mas a quando se trata de Deus dizem que a verdade sobre Deus não pode ser conhecida (sendo essa afirmação uma verdade sobre Deus como ela se tornou conhecida?).
Dizem não haver verdade na religião, mas afirmar isso também é afirmar uma verdade sobre a religião (de que não há verdade na religião) mais uma vez se autodestruindo numa afirmação ilógica e insensata.
Pensamento ilógicos e irracionais de uma pessoa que não quer mudar sua vida, ou mudar seus pensamentos para se aproximar de Deus, seja como for ou qual for, a pessoa está se afastando da luz que é Cristo (João 3.19-21 no final do texto.). É absurdo distorcer os textos bíblicos ou acreditar em uma mentira na vã tentativa de que se acreditar em algo falso o verdadeiro deixará de existir, de fato se eu acreditar que 2+2=7, por toda minha vida, no fim eu só estarei errado por toda minha vida, pois 2+2 nunca deixará de ser 4.
Hoje temos um Deus humanista. E me refiro a isso sobre um deus cujo centro é o homem, um deus antropocentricto ao invés de teocentrico. O homem ao invés de tentar entender Deus através de Deus, tenta compreender o Deus através de si, numa volta ao humanismo. O amor de Deus passa a ser conhecido através do amor do homem, o perdão de Deus através do perdão do homem, tudo de Deus através do tudo do homem, tornando-o um Deus longe daquele grandioso e soberano Deus (e portanto não podendo ser o criador do mundo, visto que duas das características necessárias ao criador é ser soberano e atemporal), mas em um Deus falível e limitado. Eles tentam finitar o infinito, como se isso fosse possível. Eles ignoram toda a Bíblia, dizendo que é obra de homens, sem nem mesmo consultar a historicidade da Bíblia e o que a apologética tem a dizer sobre isso. E ainda chamam de fanáticos quem é contrário a eles, o que também é uma forma de fanatismo. Eles são tão contraditórios que até se esquecem do que Jesus disse.
João 14.6-7
Esta é a grande verdade, Deus pode ser conhecido através de Jesus Cristo, se conhecermos a Cristo, conheceremos também o Pai, Jesus afirmou que os dicípulos estavam vendo o Pai ao olhar para ele, os discípulos estavam vendo o Pai através de Cristo. E o que temos sobre Jesus? Se alguém disser que não podemos saber muito sobre Jesus estará falando besteira. É o homem mais estudado e conhecido do planeta. Muito poderia me extender, de dar provas para a existência de Cristo, das evidências do evangelho, dos milagres, da ressurreição, da historicidade e inclusive do argumento ressurrecional, mas estar fazendo isso para quem não quer aprender seria estar dando pérolas aos porcos, quem quer saber procurará a respota. Recomendo para estes e a quem tem sérias dúvidas sobre a verdade, Deus, cristianismo, Jesus Cristo e a Bíblia que leiam o livro “Não tenho fé o suficiente para ser ateu” da Editora Vida. É um livro que tem o básico para você saber que sua fé não é irracional, mas racional em um Deus que existe, num Filho que ressuscitou e no Espirito Santo da nova aliança.
E tomem muito cuidado ao brincarem com suas vidas, se Jesus é o único caminho, a única verdade, a verdadeira vida e o único caminho para se estar com o Pai. O que essas pessoas estão fazendo é nada mais e nada menos do que brincar com a salvação de suas almas, pois estão inventando um caminho altenativo quando Cristo é o único. Crenças básicas do cristianismo que estão sendo jogadas fora em favor de uma mentira ilógica, irracional e politicamente correta para agradar a gregos e troianos, mas no fim só agrada ao joio e ao joio. Portanto alerto aos irmãos de tomarem muito cuidado com as novas idéia e teologias surgidas em nosso meio, examinai, mas retém só o que é bom, e só pode ser bom se for verdadeiro, não ponha sua vida em jogo numa loteria, achando que Deus vai mudar de ídéia e tornar 2+2=7 só porque você quer que seja, a verdade pode ser conhecida por quem a busca conhecê-la.“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8.32).
Se a verdade liberta, para que continuar escravo de uma mentira? Pior, se ela não pode ser conhecida jamais seremos libertos. Mas aquele que permanece na Palavra de Cristo já é liberto e discípulo de Cristo, pois já conheceu a verdade, aquele que não permanece nunca a conheceu, pois nunca foi realmente liberto da mentira e ainda está enamorado com ela.
YES! A verdade pos ser conhecida, seja liberto de viver em uma mentira.
Rápido, simples e direto. Erros simples só precisam de uma correção simples.
João 3.19-21
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram
mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem
para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que
as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
Não é que a verdade sobre Deus não possa ser conhecida, mas que as pessoas não querem conhecer a verdade sobre Deus.
Marcadores: apologética, betel, Bíblia, Deus, Jesus, pós-modernismo, Salvação, Teologia contemporânea, teologia relacional, universalismo