20 julho 2006

MARAVILHOSA GRAÇA

O texto é grande, pois fala sobre a Graça sendo que a Graça é difícil de explicar, torna-se necessário a extensão do texto ser maior.

Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais, Não há nada que póssamos fazer para Deus nos amar menos (Phillip Yancey)



Algumas pessoas me perguntam por quê eu implico tanto com os “modismos” neopentecostais atuais, falam que eu sou polêmico, pois bato de frente com os modismos, o que me espanta é que eles não falaram o nome de um movimento, tipo “porque você implica tanto com o G12?” mas sim “Por quê você implica tanto com modismo?”utilizam a palavra “modismo” mesmo, como se algo que é moda, ou seja: vem e vai, está na moda e de repente não está mais, fosse algo de Deus, que não muda. Não vou me reter a falar sobre o sentido da palavra “modismo” mas explicar o por que de eu ser contra eles.

Os motivos são vários: sem base bíblica ou anti-bíblico, sincretismo religioso (pega coisas de outras religiões), limitam Deus, escondem Deus, impedem uma vida cristã plena pois você sempre tem que estar atrás de uma unção, movimento, batismo ou outro modismo para levar uma vida plena com Deus, pois o que é hoje suficiente amanhã já não é mais porque a moda já passou. E quem quer evitar que tenhamos uma vida em plena comunhão com Deus? Na Bíblia essa pessoa tem um nome: Satanás.

Eu acho que talvez a maior conseqüência herética do modismo, a que mais me aborrece e às vezes me deixa irado é uma só: A anulação da graça e por consequência a anulação da obra salvífica de Cristo.

Quem me conhece sabe que sou apaixonado pela graça, amo falar dela, explica-la, estou sempre dando um jeito de encaixar ela em alguma conversa ou aconselhamento, isso se faz necessário, pois nos dias de hoje a graça pouco é conhecida..

Este blog tem o título de Graça e Verdade para mostrar quem Jesus é, ele era cheio de Graça e de Verdade e creio eu que falando da graça e falando somente a verdade Jesus se tornará conhecido e esta verdade inclui falar as mentiras dos falsos profetas que se auto denominam pastores, bispos, apóstolos abrem uma igrejinha em uma esquina qualquer, adotam meia dúzia de modismos e se tornam pescadores de aquário, retirando de outras igrejas o seu rebanho.

Pois hoje eu vim falar de uma coisa, vim falar mais uma vez da Graça para que muitos possam ver como estes modismos inclusive na música, anulam a graça.

Efésios 2:8,9 diz: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Graça significa que não somos salvos por merecer, não por nossos meios, mas por um milagre da misericórdia e amor de Deus, não porque somos dignos, mas porque Ele nos ama, a graça é a esperança de um povo pecador em ter algo com um Deus Santo que abomina o pecado. Em Romanos 3:23 Paulo escreve: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor (Dom gratuito = Graça). Paulo não está falando que todos pecam, ou que todos pecarão, mas que todos pecaram, está falando do nosso passado, neste momento podemos não estar em pecado, mas em algum lugar do passado nós pecamos e fomos destituídos da glória de Deus, mas a graça nos instituiu de volta. Se a graça é tão boa a ponto de nos dar a vida eterna, de nos reconciliar com Deus, porquê tentamos anulá-la, estou dizendo “anular” porque surgem doutrinas, movimentos e modismos no meio evangélico que anulam a graça, nunca vi como precisamos de tantas unções diferentes nos dias de hoje para sermos capacitados quando pela graça somos capacitados, precisamos ser adoradores “extravagantes” (não é mais extravazante –bíblico- é extravagante -não bíblico-, vejam no dicionário o que significa cada palavra) para sermos adoradores que agradam a Deus, quando na verdade só somos adoradores porque a graça permite (recomendo a leitura do tópico Adoração Extravagante) e agora ser apenas um adorador extravagante não é mais o suficiente, você tem que ter a unção dos quatro seres para ser um adorador capacitado, também é necessário para ser um verdadeiro discípulo de Cristo, fazer parte do G12 e ganhar muitas almas, se você não ganha almas você não tem tanta intimidade com o Pai, não é tão espiritual assim, se você está enfermo você está em pecado ou “tem demônio”, hoje se pode também exigir coisas de Deus se canta “restitui agora o que é meu” como se você fosse merecedor quando na verdade não somos merecedores de nada. Eu não culpo quem tem essas idéias, culpo a falta de conhecimento bíblico ou a ganância, pois nenhum de nós está acostumado com a graça, não faz parte de nenhum ser humano a graça, estamos acostumados com um senso de que só é justo receber se pagarmos o preço, nós até criamos um mundo assim, vivemos, nascemos e morremos num mundo assim, o senso de não-graça vem desde a nossa infância, quer ver?

Minha mãe falava para mim que eu só ia comer a sobremesa se “limpasse” o prato do almoço, eu tinha que pagar o preço da sobremesa que era comer o almoço todo. Aí vem a escola, onde eu só sou aprovado no ano letivo se tirar boas notas nas provas, tenho que pagar o preço da aprovação da escola, você só come se pagar o preço da comida, eu só recebo meu salário se eu trabalhar, só vou me aposentar se trabalhar umas dezenas de anos. O nosso senso do que é justo tem um preço, até para ter um enterro justo tem um preço. Isso pode funcionar perfeitamente conosco, mas com Deus as coisas não são bem assim porque nós não podemos pagar o preço, pois este preço é a morte. Quando vamos ao mercado há uma promoção muito conhecida chamada “Leve três pague dois. Um é grátis”, mas na verdade este terceiro item não é de graça, pois você tem que pagar o preço dos outros dois itens, mas graça significa que você não precisa fazer NADA, pois o que você precisava fazer já foi feito, que melhor exemplo do que o Rei Davi? Ele foi um homem que transgrediu quase todos os mandamentos, matou, adulterou, mentiu, cobiçou o que não era seu, tomou o que não era seu para si (roubou), mas isso não o impediu de ser chamado por Deus de “um homem segundo o meu coração”. Como uma pessoa assim pode ser chamada de um homem segundo o coração de Deus? Isso se dá porque o que Deus mais quer é um coração quebrantado e um espírito compungido, um profundo desejo de amor e comunhão com Ele e esses atributos não faltavam a Davi.

Nenhum ato, nenhum movimento, nenhuma unção sem ser a do Espírito (uma única) nos tornará melhor aos olhos de Deus, não nos dará a salvação nem permitirá termos uma comunhão maior com ele.

Quem trazer a arca não receberá a Glória

Nenhum sacrifício nos trará o fogo.

Subir a cruz não nos trará vida

Tocar a ponta do altar não nos trará o favor do Rei

Queimar incenso não nos trará respostas.

Tocar no manto não nos trará cura.

Não é possível alcançar o favor de Deus senão pela graça, nenhum ato seu pode te ajudar nisso e nem tem sentido você cantar isso, você é cristão ou judeu?

A única maneira de ter uma vida de verdadeira comunhão com Deus é por meio da graça, não temos o direito de cantar “restitui agora o que é meu”, pois não temos o direito de exigir nada de Deus, pois foi Ele que fez tudo por nós, ele pagou o preço do nosso pecado e a partir deste momento ter comunhão com Deus, ser salvo e uma vida abençoada não é um DIREITO nosso, mas um PRIVILÉGIO concedido por Deus. Se você quer que Deus restitua o que é seu, prepare-se, pois eu merecia ódio e recebi amor, merecia ira e recebi misericórdia, eu merecia condenação e recebi a salvação, sim, eu mereço a morte, mas Ele me deu vida, mesmo não merecendo nada Ele me deu tudo isso e mais.

A graça nos revela que Deus nos ama pelo que Ele é, e não pelo que nós somos. Se fôssemos salvos por nossas obras, seríamos todos condenados porque não temos a capacidade e atender as exigências de Deus para uma vida perfeita, as exigências de Deus para uma vida perfeita é a Lei entregue aos judeus por Moisés, Deus não muda e aquela Lei do Velho Testamento ainda vale para os dias de hoje, mas ninguém consegue cumprir a Lei, todo mundo tropeça em algum ponto dela e quando faz isso transgride não só em um ponto da Lei mas em toda ela, sendo merecidamente condenado a morte. Como atender estas exigências? Quem poderá se salvar? A resposta é simples, todos aqueles que confiarem na graça de Jesus. Graça esta que significa que não precisamos pagar o preço, pois ele já foi pago. A Lei veio para mostrar como Deus é santo, como nós estamos em pecado, somos culpados perante o Deus Santo (Romanos 3:19-22). Em Filipenses 2:6,7 Paulo escreve que Jesus é o Deus que se esvaziou do ser Deus e se tornou um homem, porque Deus faria isso? Ele queria ser glorificado? Não. Ser Deus implica que ele era glorificado constantemente pelos querubins. Será que um Deus que tem tudo e pode fazer de todas as coisas precisaria de algo? Não. Então porque alguém faria tal coisa? Ele fez o que fez, não para ser glorificado, Ele não fez isso para si mesmo, Ele fez o que fez por nós, porque Ele nos ama.

Se você quer tomar posse das bênçãos de Deus tome posse da Graça de Jesus, não tem benção maior, não somos justos, mas por meio dela seremos considerados justos, não somos santos, mas por meio dela somos santos, de alguma maneira quando estamos com a graça de Jesus, Deus não olha mais para nós como somos, pecadores, imundos, cheios de lama, mas olha para Cristo e o sacrifício que Ele fez por nós, de certo modo tudo o que Jesus conquistou na cruz, santidade, perfeição, vitória, etc. Tudo passa a ser nosso, ele deixa de olhar para nós e olha para o seu Filho. De certo modo somos como reflexo de seu Filho, apenas pela graça, apenas por algo que Ele mesmo fez, as palavras “salvação", "misericordia", "redenção" e "perdão” tem muito mais sentido para quem caminha na graça e sabe que não é digno de nada.

A graça nos revela que não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais, levar uma vida “santa”, cantar louvores, anunciar o evangelho, ganhar almas, nada disso vai fazer Deus nos amar mais, mas a graça também significa que não há nada que possamos fazer para Deus nos amar menos, nenhum pecado, nenhum adultério, nenhum assassinato, a pior coisa que você possa imaginar um ser humano fazer, isso não fará Deus amá-lo menos, Ele odeia o pecado, mas ama o pecador. Ele ama a todos nós não importando quem seja, o mais vil pecador ou o mais santo de todos os santos na face da Terra, Deus os ama tanto quanto é possível um Deus que não faz acepção de pessoas e com amor infinito amar.

É nesta graça que eu confio, é essa graça que eu defendo, uma graça que me diz que eu não sou digno de Deus, mas Ele me ama tanto que pagou o preço da minha dívida, Ele é o juiz que em vez de me obrigar a pagar a minha multa, porque não tenho como pagar, ele mesmo desceu do seu lugar para pagá-la. A graça que é fruto do amor de Deus, uma graça que me faz ter esperança de que um dia, apesar de todos os meus pecados, de todos meus erros, de todas as minhas falhas, ainda assim, pelo seu amor infinito, pelo seu sacrifício na cruz, serei salvo, pois lá na cruz não foi o fim e sim o começo do ministério da graça, ministério que nos dá a vitória em Cristo, lá na cruz não morreu um homem, mas nasceu vida, a vida de milhares de pessoas que hoje caminham na graça de Deus

Eu não quero nenhum sincretismo religioso, em todo o mundo, todas as religiões falam que você precisa fazer algo para chegar a santidade, o budismo com seus nove (ou sete?) passos, os mulçumanos que dizem que todo verdadeiro mulçumano tem que ir uma vez a Meca, os Espíritas com as suas constantes reencarnações karmicas, entre tanta outras religiões, o cristianismo é a única no mundo que você não precisa fazer nada para ser salvo a não ser aceitar a salvação em Cristo. Será que não podemos mais aceitar a graça e simplesmente amar a Deus? Ele já fez tudo e tudo o que eu preciso fazer agora é amá-lo de todo coração. Amá-lo de todo coração significa também não magoá-lo, nossos pecados entristecem a Deus e é por isso que não devemos comete-los, não para nos acharmos mais santos, não para nos sentirmos mais próximos, mas apenas porque nós o amamos pelo que Ele fez e tem feito por nós.

Podem dizer o quanto quiser que eu não sou espiritual, que eu não busco o melhor de Deus, mas o melhor de Deus para mim é a Graça, o melhor de Deus para mim é aquilo do que Jesus era cheio, cheio de graça e de verdade. Não quero unção dos quatro seres, nem ser adorador extravagante, não quero fazer parte de visões, não quero saber de revelações, fazer atos proféticos e nem falar com anjos, não quero nenhum modismo, não quero nada que anula a graça, não quero nada que me diga que vou ser mais ou melhor, que tenho que fazer algo para receber outra coisa, pois sei que tudo que vem de Deus vem por meio da graça e não por merecer, portanto quero tão somente a cada dia desfrutar da maravilhosa graça de Deus, graça que me livra da morte e do pecado, graça que me salva, graça que me diz que não preciso ser mais que algo ou alguém, nem melhor que algo ou alguém, graça que me diz que não preciso fazer nada para ter uma plena comunhão com Ele, para viver plenamente a vida cristã. Graça que cobriu meus pecados, pois onde abundou meus pecados, superabundou a graça.

Somos filhos da graça

Divina sem par,

Frutos do amor

Que nos veio alcançar,

Graça que livra

Da morte e pecado

Pôr ela nós somos reconciliados

Pôr ela nós somos reconciliados !

Graça, graça, superabundante graça.

Superabundante graça

Somos filhos da graça,

De cristo jesus,

Tirados das trevas

Pro reino da luz,

Assim somos santos, justificados,

E um dia seremos glorificados

E um dia seremos glorificados (Superabundante Graça - Asaph Borba)

Maravilhosa graça, graça de Deus, sem par

Como poder cantá-la? Como hei de começar?

Ele me dá certeza, e vivo com firmeza pela maravilhosa graça de Jesus.

Graça! Que maravilhosa graça! É imensurável e sem fim.

É maravilhosa, é tão grandiosa, é suficiente para mim.

É maior que a minha iniqüidade, é revelação do amor do Pai.

O nome de Jesus engrandecei e a Deus louvai!

Maravilhosa graça, traz vida perenal. Por Cristo perdoado, vou à mansão real.

Hoje eu sou liberto; vivo de Deus bem perto, pela maravilhosa graça de Jesus.

Graça! Que maravilhosa graça! É imensurável e sem fim.

É maravilhosa, é tão grandiosa, é suficiente para mim.

É maior que a minha iniqüidade, é revelação do amor do Pai.

O nome de Jesus engrandecei e a Deus louvai!

Maravilhosa graça, que ricas bênçãos traz! Por ela Deus transforma, dá vida eterna e paz.

Sendo por Cristo salvo, faço do céu meu alvo, pela maravilhosa graça de Jesus.

Graça! Que maravilhosa graça! É imensurável e sem fim.

É maravilhosa, é tão grandiosa, é suficiente para mim.

É maior que a minha iniqüidade, é revelação do amor do Pai.

O nome de Jesus engrandecei e a Deus louvai! (Hcc 193 – Maravilhosa Graça)

Oh Meu senhor, Tua graça me basta, hoje e por toda Eternidade. E te louvarei por teus grandes feitos.

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.

Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.

A graça de nosso SENHOR Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

Tito 2:11, Gálatas 3:24, Tito 3:7, Romanos 11:6 e Romanos 16:24

OBS1:A própria palavra igreja significa “chamados para fora”, chamados para fora de uma vida de não-graça para uma vida de graça, de uma vida sem Deus para uma vida com Deus, de um mundo de não-graça para um mundo de graça, baseado nisso quantos templos ainda podem realmente se entitular "igreja"? Se você não tem desfrutado da graça, está na hora de você começar.

OBS2: Muitos dentro de igrejas não são salvos, muitos morrem sem Cristo, sem a graça. Pois conhecer Cristo é conhecer a graça, conhecer a graça é conhecer a Cristo, viver na graça é viver em Cristo, viver em Cristo é viver na graça, não tem como separar uma coisa de outra.

OBS3: A graça é um presente, é um pacote embrulhado que deve ser aberto, você não pode receber a graça se estiver com as suas mãos cheias de pacotes, você tem que esvaziar suas mãos, se livrar dos pacotes para poder receber a graça. Esvazie-se de seus pensamentos, esvazie o seu ego e receba de mãos abertas a graça de Deus.

OBS4: Se você quer entender melhor o que é a graça recomendo um estudo aprofundado das epístolas de Romanos e Tito além da leitura do livro Maravilhosa Graça de Pillip Yancey da editora Vida clique na imagem ao lado -->

Graça e Verdade no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16244463

Por Gilson Junior, livre reprodução desde que mantido o endereço de origem http://gracaeverdade.blogspot.com

7